O corpo do jovem Paulo Andrade, de 18 anos, que estava desaparecido desde quarta-feira (27), foi encontrado na manhã desta sexta-feira (29), após quase 48 horas de buscas. O deslizamento de terra aconteceu em uma localidade entre os bairros Saramandaia e Pernambués, em Salvador. Paulo foi soterrado junto com a mãe, o irmão de seis anos e um vizinho de 30 anos. As outras três vítimas foram resgatadas com vida e encaminhadas para unidades de saúde. Segundo familiares, eles estão fora de perigo.
Essa é a segunda morte registrada em Salvador em decorrência das fortes chuvas que atingiram a cidade nesta semana. Paulo foi encontrado pelos bombeiros por volta das 8h20, no banheiro da casa onde morava. Ele havia completado 18 anos recentemente e comemorou a data com amigos e familiares em uma praia da capital baiana no último final de semana.
No início dos resgates, na quarta-feira, Paulo ainda respondia aos chamados dos bombeiros. Contudo, a continuidade da chuva, o solo encharcado e o risco de novos deslizamentos impediram os profissionais de avançarem no resgate. Na quinta-feira (28), não era mais possível ouvir a voz do jovem, mas os bombeiros mantiveram as buscas com esperança de encontrá-lo com vida.
“Esperamos que haja um bolsão de ar, algo que possa estar protegendo a vítima”, disse Sosthenes Macêdo, diretor geral da Defesa Civil de Salvador, em entrevista ao Jornal da Manhã.
Com a melhora do tempo nesta sexta-feira, as buscas puderam ser concluídas, e o corpo de Paulo foi localizado na área onde ficava o banheiro do imóvel.
O jovem de 18 anos é a segunda vítima do soterramento na região de Saramandaia. Gerson Alexandrino Santos Júnior, de 23 anos, morreu na quarta-feira (27), após a casa onde ele morava ser atingida por outro deslizamento de terra. No momento do acidente, Gerson estava deitado na cama, enquanto a mãe e o padrasto conseguiram escapar ao pular um muro de quase dois metros de altura.
“Eu ainda pulei o muro, meu marido me ajudou. Saí toda molhada, com a perna toda arranhada, gritando, mas não tinha mais jeito”, relatou Neuza Pereira, mãe de Gerson.
Conhecido na comunidade como “Juninho”, Gerson foi sepultado na quinta-feira (28), no Cemitério Municipal de Brotas, sob forte comoção. Ele deixou dois filhos pequenos.
Paulo Andrade faleceu poucos dias após celebrar sua maioridade, enquanto Gerson Alexandrino, outra vítima do temporal, deixa saudades na comunidade onde era querido por amigos e familiares. Salvador enfrenta dias difíceis com os impactos das chuvas, que continuam deixando marcas na cidade.