As obras da primeira etapa da construção Cemitério Campo da Paz, em Vitória da Conquista, seguem em ritmo acelerado. A previsão é que seja entregue em outubro. O serviço é executado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc), sob a supervisão da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep).
O Blog do Sena esteve no local nesta quarta-feira (26) e verificou o adiantamento das obras. Diferente do que foi registrado anteriormente, o lixo que ficava localizado nos entornos do cemitério foi retirado e não existe mais no local. Além disso, dentro do equipamento público, também é possível verificar a limpeza, inclusive nas covas. A situação já é bem diferente da que havia sido denunciado por familiares de pessoas que foram sepultadas no local, quando o equipamento começou a funcionar em março de 2022, em substituição ao antigo Cemitério do Kadija.
Em entrevista ao Blog do Sena, o secretário municipal de Serviços Públicos, Luís Paulo Souza, explicou que a primeira etapa da obra deve ser finalizada nos próximos três meses. “Nessa primeira etapa, que foi feita a proposta de fazer a construção do Cemitério Campo da Paz, já está finalizando a igreja, o setor de administração. Eu acredito que em três meses já finaliza essa primeira etapa”, esclareceu Souza.
Além da capela para as celebrações religiosas, o cemitério vai contar com espaços destinados a escritório, copa, depósitos e sanitários. A área total do espaço é de 147,92 metros quadrados. O secretário destacou que Cemitério Campo da Paz está mais humanizado.
“Bem mais humanizado, a gente está trabalhando aqui para manter tudo dentro do padrão. Com a rua de acesso, com a capela que é importante para que sejam feitos os velórios e o administrativo também é fundamental”, disse Souza.
Anteriormente, a Emurc já havia realizado os serviços de terraplanagem para regularizar o terreno onde o Campo da Paz foi construído. Em seguida, foi erguido o muro em torno do local. No interior do espaço, também construído uma alameda central com piso intertravado, além de passeios e da demarcação das primeiras quadras destinadas aos túmulos. Segundo o projeto original, o Campo da Paz terá três quadras e capacidade para receber 1.164 jazigos.
Segundo o secretário, a Prefeitura já protocolou junto à Coelba o pedido para que seja instalada uma extensão de energia elétrica no cemitério Campo da Paz. “Está protocolado e nos próximos dias estrão fazendo a obra de posteamento para trazer energia para o cemitério”, contou Souza.