Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Assim como no final de dezembro, maioria dos pacientes internados na UTI Covid-19 em janeiro de 2022 são de Vitória da Conquista

Random image

O mês de dezembro de 2021 registrou um aumento na Taxa Geral de Ocupação de Leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), exclusivos para o tratamento da Covid-19 no SUS de Vitória da Conquista. E a maioria dos internados eram de Conquista. 

No dia 31, último dia do ano, a taxa da UTI era de 58,6%, de acordo com as informações divulgadas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Na época, eram 17 pacientes internados, sendo 8 de cidades vizinhas (27,66%) e 9 munícipes de Conquista (31%). 

O aumento é significativo quando comparamos com o último dia do mês de novembro. Na ocasião, a taxa geral era 37,9%, sendo dos 11 internados, apenas 4 eram  pacientes de Vitória da Conquista. 

E o mês de janeiro de 2022, já iniciou com a taxa da UTI sem queda. Segundo a SMS, no dia 2 de janeiro, a ocupação continua em 58,6%, sendo que a maioria ainda é de munícipes de Vitória da Conquista. Ao todo, são 9 pacientes de Conquista (31%) e 8 pacientes de outros municípios (27,66%). 

O aumento da Taxa de Ocupação da UTI em Conquista também segue o reflexo do que vem acontecendo no cenário nacional.  Os casos confirmados da doença também seguem crescendo. Só em dezembro, foram 358 casos de Covid-19. 

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab), a ocupação dos leitos de UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), atingiu 100%. Os 9 leitos de UTI estão ocupados. Já no Hospital de Clínica de Conquista (HCC), dos 20 leitos, 7 estão ocupados.

A situação vem preocupando especialistas. No dia 2 de janeiro, o diretor do Hospital de Clínicas de Conquista e Professor do Curso de Medicina da UFBA, campus Vitória da Conquista, Dr. Vinicius Rodrigues, fez um alerta não só para o aumento dos casos mas também para a necessidade de não deixar de lado os cuidados, através de uma Carta Aberta.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também