A partir desta segunda-feira (21), Ricardo Alves é o novo nome da coordenação de Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.
Ricardo assume após exoneração de Maria Olinda Pereira (Mãe Olinda), que foi exonerada do cargo a pedido na última sexta-feira (18), conforme já noticiado pelo Blog do Sena.
A saída de Mãe Olinda da Coordenação ocorreu logo antes do Dia da Consciência Negra, uma das datas mais importantes no calendário do combate ao racismo e promoção de justiça e igualdade racial.
Ricardo Alves, já havia sido assessor parlamentar do vereador Valdemir Dias (PT) e também da direção do PSOL de Vitória da Conquista.
Ele assume a coordenação fortalecendo a aliança com a prefeita Sheila Lemos (União Brasil). Nas eleições de 2022, Ricardo apoiou o ex-candidato a Governador da Bahia ACM Neto.
Ricardo é sacerdote de matriz africana, psicólogo especialista em direitos humanos e contemporaneidade (UFBA) comunicador e estudante de jornalismo (Uninter) e faz parte da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde, ocupando a vaga das religiões de matriz africana.
Agora, caberá a Ricardo formular e propor políticas públicas de reparação racial e combate ao racismo para Conquista.