A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou a suspensão das operações aéreas da Voepass a partir desta terça-feira (11), alegando falhas no cumprimento de normas de segurança. A medida tem caráter cautelar e permanecerá em vigor até que a empresa comprove a regularização das pendências relacionadas ao seu sistema de gestão.
Segundo a Anac, a decisão foi tomada devido à incapacidade da Voepass de corrigir irregularidades identificadas durante fiscalizações, além do não cumprimento de exigências impostas anteriormente para manter as operações dentro dos padrões exigidos.
Após o acidente aéreo de agosto do ano passado em Vinhedo (SP), que matou 62 pessoas, houve a implantação de uma operação de fiscalização nas instalações da companhia aérea. No entanto, no fim do mês passado, uma nova rodada de auditorias identificou a “degradação da eficiência do sistema de gestão da empresa em relação às atividades monitoradas e o descumprimento sistemático das exigências feitas pela agência”.
A orientação da Anac aos passageiros afetados pelo cancelamento de voos da Voepass é para procurarem a empresa ou agência de viagem responsável pela venda da passagem para conseguir o reembolso ou reacomodação em outras companhias.
A Voepass, formada pela Passaredo Transportes Aéreos e pela Map Linhas Aéreas, conta atualmente com seis aeronaves. A operação inclui 15 localidades com voos comerciais e duas com contratos de fretamento, informou a Anac.