O menor número de óbitos em decorrência das complicações da Covid-19 em Vitória da Conquista foi registrado no mês de agosto. Do dia 1 ao dia 31, foram registradas 25 mortes da doença.
De janeiro a agosto de 2021, 367 munícipes de Vitória da Conquista foram vítimas do novo coronavírus. O número é maior do que o registrado de abril (quando foi registrado o primeiro óbito na cidade) até dezembro de 2020. Durante esse período foram 224 óbitos.
Entre os oito meses de 2021, o que mais registrou óbitos foi o março. Durante os 31 dias do terceiro mês do ano foram 61 mortes. Em seguida aparece maio (57), abril (56), janeiro (44), julho (42) e junho (40).
Como reflete em todo país, a queda no número de óbitos por Covid-19 é atribuída à vacinação da população. Apesar de Vitória da Conquista ainda estar atrás em relação a vacinação por critério de idade, comparando com Salvador que já está aplicando a terceira dose na população com mais de 89 anos, além de Feira de Santana, Jequié, Itabuna e Itapetinga, por exemplo, que já estão aplicando a vacina nos adolescentes de 12 a 18 anos, o resultado da eficácia da vacina refletiu na queda dos óbitos no município.
Além da queda no número de óbitos, a cidade também pode comemorar a queda da taxa geral de ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na noite da terça-feira (31), 33,3% dos leitos de UTI estão ocupados. Já a taxa geral de leitos clínicos é 22,4%, sendo 15,9% ocupados por moradores de Conquista e 6,9% por outros municípios.
Ainda segundo a SMS, o número de casos ativos da cidade também caiu. Até o dia 31 de agosto, 85 munícipes estão em recuperação da Covid-19, sendo 11 internados e 74 em tratamento domiciliar.