Os moradores do distrito de Cabeceira do Jiboia e região comemoraram, na tarde desta segunda-feira (23), o anúncio da construção de uma creche na localidade. O investimento de aproximadamente R$ 8 milhões é proveniente de emenda parlamentar do deputado federal João Bacelar, articulada pelo mandato do vereador Luciano Gomes. Ambos estavam presentes no ato, juntamente com a prefeita Sheila Lemos, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, o secretário municipal de Educação, Edgard Larry, e o deputado estadual Fabrício Falcão.

A prefeita Sheila Lemos lembrou que o convênio com o FNDE, firmado no final deste ano, vai possibilitar a construção do equipamento já no início de 2025. “Essa grande obra vem para atender toda essa comunidade, pois sabemos que uma creche é muito importante e necessária para que as mães possam deixar seus filhos seguros, sendo cuidados e beneficiados na questão do aprendizado enquanto elas estão no mercado de trabalho”.

Prefeita Sheila Lemos e o secretário municipal de Educação, Edgard Larry

Para a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, é necessário ampliar cada vez mais os investimentos em educação. “Nós acreditamos na educação e a creche é um equipamento fundamental não somente para as crianças se transformarem em seres humanos melhores, mas também para dar oportunidade às mulheres que trabalham de ter um lugar decente para deixar os filhos”.

O deputado João Bacelar disse que a construção do equipamento é um compromisso não somente com o município de Vitória da Conquista, mas com toda a população que vive em Cabeceira do Jiboia. E o vereador Luciano Gomes comemorou a construção da creche que será a primeira no padrão FNDE construída na cidade.

Presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba

Quem também celebrou a obra foi a servidora pública municipal Poliana Santos, que mora em Cabeceira do Jiboia e tem dois filhos, o mais novo deles em idade de creche. “Recebemos essa notícia da melhor forma, pois a creche não é só assistência, ela cuida e educa as crianças nessa primeira fase onde elas tendem a aprender bastante”, declarou.

E a moradora e também mãe de dois filhos, Fábia Oliveira, completou dizendo que “essa é uma obra bem-vinda e a população daqui e de toda a região agradece.