O Comando de Policiamento Regional do Sudoeste (CPR-SO) divulgou relatórios que mostram uma significativa redução nos crimes violentos, incluindo homicídios, em Vitória da Conquista e região Sudoeste nos primeiros 4 meses de 2025.
A Polícia Militar tem no comando, desde junho de 2024, o coronel Paulo Guimarães. Sob a nova gestão, os números positivos são muito expressivos. De acordo com a PM, os resultados são fruto do fortalecimento das estratégias de combate à criminalidade, como o uso de inteligência policial, ações preventivas, aumento da presença nas ruas e operações direcionadas nas áreas mais críticas.
A região Sudoeste como um todo teve uma redução de 27% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em toda a região, se comparado com os primeiros meses de 2024. Já Vitória da Conquista, que é a maior cidade da região, obteve una redução ainda maior, com o índice de CVLI apresentando uma queda de 50%, passando de 22 casos em 2024 para 11 em 2025.
O mês de abril foi o que alcançou os melhores resultados com uma queda de 63% dos CVLI, se comparado com o mês de abril de 2024, passando de 27 casos em 2024 e 10 casos em 2025 na região sudoeste. Mais uma vez, Vitória da Conquista apresentou resultados melhores do que a média regional, tendo uma redução de 72%, se comparado com o mês de abril de 2024. Passando de 07 casos em abril de 2024 para 02 casos em abril de 2025.
Vitória da Conquista, a terceira maior cidade do estado, se destaca no cenário estadual, por ser a cidade com menor número de homicídios nas cidades acima de 100 mil habitantes, resultado de um modelo de segurança pública cada vez mais eficaz.
O comandante do CPR-SO, Coronel PM Paulo Guimarães, destacou que o êxito se deve à dedicação dos policiais militares e à colaboração da sociedade. “A redução nos índices de violência é reflexo de uma Polícia Militar cada vez mais presente, preparada e próxima do cidadão. Seguiremos firmes na missão de proteger vidas e promover a paz social”, ponderou.