O município de Jacaraci iniciou o ano sob nova liderança na Prefeitura Municipal. Deusdedit Carvalho Rocha (PSB), conhecido popularmente como Detinho, foi eleito prefeito e governará a cidade pelos próximos quatro anos. Ele obteve 4.804 votos, correspondendo a 50,92% dos votos válidos.
Detinho derrotou Hanney Ladeia (PSD), que recebeu 4.630 votos, representando 49,08% dos votos válidos. Ele era o candidato do então prefeito Antônio Carlos (PSD). A eleição em Jacaraci registrou 9.881 votos totais, incluindo 70 votos brancos (0,71%) e 377 votos nulos (3,82%). A abstenção foi de 1.933 eleitores, equivalente a 16,36% do total de aptos a votar nas eleições de 2024 na cidade.
Após assumir a prefeitura, Detinho participou da cerimônia de eleição do novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião (Civalerg). O evento oficializou a escolha de Dr. Pedrinho (PCdoB), prefeito de Encruzilhada, como novo líder do consórcio, sucedendo Dr. Fred (PCDOB), ex- prefeito de Licínio de Almeida, na última quinta-feira (10).
Em entrevista ao Blog do Sena, o prefeito relatou dificuldades enfrentadas durante a campanha política, acusando o adversário de utilizar a máquina pública para compra de votos. “Extremamente difícil. Nós enfrentamos a máquina pública. O prefeito, nos primeiros anos de administração, segurou as rédeas, fez uma poupança muito boa e aí torrou o dinheiro público, visivelmente com compra de voto, fez absurdo em cima de absurdo”, afirmou.
Após a eleição e diplomação, o novo gestor foi alvo de mandados de busca e apreensão, acusado de abuso de poder econômico nas eleições, com denúncias de compra de votos e transporte irregular de eleitores de São Paulo. As ações foram realizadas por agentes da 22ª Coordenadoria de Polícia Civil, após decisão do juiz Matheus Agenor Alves Santos, da 92ª Zona Eleitoral, que deferiu medida cautelar movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).
Detinho atribui as acusações à oposição derrotada e expressa confiança na justiça. “Lá em Jacaraci foi o poste mijando em cachorro. Eu enfrentei uma máquina de comprar voto e fui acusado de comprar voto. Após a eleição, com a derrota, eles não tiveram mais nada a fazer, entraram na justiça. Eu confio demais na justiça, ainda está sob investigação na instância local. E a gente tem 100% de convicção que nada houve, não tem nada a respingar em mim. Pelo contrário, eu enfrentei a máquina de compra de votos. A eleição foi extremamente difícil”, declarou.
O prefeito também denunciou um aumento significativo de contratações na prefeitura, supostamente em troca de votos, além de um programa habitacional utilizado para fins eleitorais. “O prefeito distribuindo cargos, sem lei para criar, outros cargos acima do que a lei autorizava, com excesso de contratação. Um absurdo! Jacaraci nunca viu tantos contratos. Jacaraci tinha mais contratos do que a soma de Mortugaba e Licínio juntos; Jacaraci tinha mais funcionários do que a Prefeitura de Caculé. Ele inventou um programa de habitação e distribuía materiais de construção, e as empresas locais não tinham condições de fornecer e estavam dando até vale. Teve eleitores meus que receberam vale de R$3 mil, faltando três dias para a eleição, na tentativa de comprar voto”, explicou.
Apesar das adversidades, ele destacou o apoio de sua equipe e apoiadores como fundamental para a vitória nas eleições. “Enfrentei uma máquina pública sozinho, sem empresários locais me apoiando. Graças a Deus, um grupo unido, um grupo humilde, mas muito aguerrido. A gente viu a força que os vereadores dele tiveram resultante da compra de voto. E a gente enfrentou tudo isso com a força de Deus, primeiro, e do povo de Jacaraci”, disse.
Agora, Detinho se prepara para trabalhar pelo desenvolvimento de Jacaraci, com prioridades em saúde, geração de empregos e abastecimento de água na zona rural. “Agora é correr atrás. A gente tem alguns projetos para levar para Jacaraci a respeito do novo hospital, geração de emprego e renda principalmente, a questão da educação, do esporte. Nós estamos com muita dificuldade de água na zona rural e essa segurança hídrica é um dos pilares principais junto com a geração de emprego”, afirmou.
Retornando à administração da cidade após oito anos, o prefeito acredita que sua experiência será diferencial para o progresso do município. “Deus me confiou essa nova oportunidade e o povo de Jacaraci, e estou muito mais maduro, muito mais preparado para fazer uma administração mais próspera para o município”, concluiu.
Veja a seguir aqui entrevista na íntegra!