O Blog do Sena lamenta o falecimento de Josafá Correia da Silva. Ele morreu atropelado em um trágico acidente ocorrido nesta quinta-feira (03), na BR-116, em Vitória da Conquista.
Ele era irmão de Jessé Correia, conhecido como o Príncipe da Pisadinha. O carro que atropelou Josafá era o do cantor de arrocha Silfarley, que está na cidade para um show.
A morte provocou grande comoção principalmente no bairro Lagoa das Flores, onde ele morava.
O velório acontece na Pax Nacional, na Rua Olavo Bilac, no bairro São Vicente.
O Blog do Sena se solidariza com amigos e familiares.
Nesta quinta-feira (3), a Polícia realizou uma operação no bairro do Rio Sena, em Salvador. A ação contou com a participação de equipes da Rondesp (Rondas Especiais) e do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE). Durante a operação os policiais foram recebidos a tiros, e durante o confronto, cinco pessoas foram baleadas.
Segundo informações preliminares, após os agentes militares serem recebidos a tiros, o BOPE foi acionado. Devido à operação, os ônibus não estão circulando pela região.
A Câmara Municipal de Vitória da Conquista votou os Projeto de Leis Complementars nº 10,15 e 16/2025, que propõe uma reforma administrativa na estrutura da Prefeitura.Com isso, a criação de 90 novos cargos comissionados e a extinção de 23, resultando em um aumento líquido de 67 cargos, já está encaminhado. Os outros Pls ainda estão em tramitação.
Entre as principais mudanças, está a ampliação do Gabinete da Chefia do Poder Executivo, que passa a contar com a Assessoria de Comunicação e de Mídias Digitais (CC II) e a Assessoria Especial (CC II), enquanto duas assessorias técnicas especializadas foram extintas. O Gabinete do(a) Vice-Prefeito(a) também teve acréscimo com a criação de uma Assessoria Especial (CC II).
Na Casa Civil, foram criados dez novos cargos, incluindo coordenadores, gerentes administrativos e financeiros, além de gestores de operações emergenciais e mapeamento de riscos. Sete cargos anteriores foram extintos, como assessorias especiais e a Coordenação de Defesa Civil.
Duas novas secretarias foram estabelecidas: a Secretaria Especial de Transformação Pública, com um secretário e dois assessores, e a Secretaria Especial de Relações Institucionais, com estrutura semelhante.
Na Secretaria de Comunicação, houve expansão com 15 novos cargos, incluindo Assessor Especial, Coordenador de Jornalismo, Gerente de Produção Jornalística, Gerente de Fotografia e Audiovisual, e diversos gerentes e coordenadores de conteúdo, monitoramento e edição. Dois cargos foram extintos: Coordenação de Comunicação e Gerência de Informação ao Público.
A Secretaria do Meio Ambiente recebeu 24 novos cargos, como Coordenador de Conservação da Biodiversidade, Gerente de Educação Ambiental, Gerente de Monitoramento e Fiscalização, além de cargos voltados para gestão de parques, praças, arborização e proteção animal. Cinco cargos foram extintos, incluindo Coordenação Geral e Gerência de Defesa e Fiscalização do Meio Ambiente.
A área de Cultura também teve reforço com 17 novos cargos, incluindo Coordenador de Equipamentos Culturais, Gerente de Preservação Histórica e Cultural, Gerente de Eventos e Coordenador de Economia da Cultura. Foram extintos sete cargos, como Coordenador de Cultura, Gerente de Promoção Cultural e Gerente de Bibliotecas.
No setor de turismo, a SMDE recebeu três novos cargos, incluindo Coordenação da Indústria do Turismo e Gerência de Apoio a Serviços e Infraestrutura Turística. Já a Secretaria de Esportes teve 12 novas funções criadas, como Secretário, Coordenador de Inclusão e Fomento ao Esporte, Gerente de Eventos Esportivos e Coordenador de Equipamentos Esportivos.
Embora a administração municipal defenda a reforma como essencial para modernizar a gestão e otimizar serviços, a oposição destaca a preocupação com o aumento de despesas públicas, especialmente em um momento de desafios econômicos para o município. A segunda votação da proposta deverá ocorrer na semana que vem.
Na manhã desta quarta-feira (3), a Polícia Militar prendeu um homem foragido da Justiça por homicídio que estava com posse de drogas para comercialização em Vitória da Conquista.
De acordo com a PM, por volta das 9h10, uma guarnição de policiamento ostensivo a pé recebeu, via Cicom (Centro Integrado de Comunicação), a informação sobre um indivíduo com mandado de prisão em aberto. Os policiais localizaram e abordaram K.A.O., que tinha uma ordem de prisão expedida pela Vara de Jurisdição Plena de Cândido Sales, com base no artigo 121 do Código Penal (homicídio).
Durante a revista, foi encontrada com o suspeito uma chave veicular. Questionado sobre o veículo, ele informou que estava estacionado no bairro Sumaré, mas se recusou a indicar o local exato. Com o apoio das guarnições do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) 27 e Peto Motos 77, o carro foi localizado na Rua Nilo Peçanha.
Na busca no interior do automóvel, os policiais encontraram uma sacola contendo entorpecentes. O homem admitiu ter adquirido a substância há cerca de três meses, pagando R$ 4 mil, com a intenção de comercialização, mas não soube informar a identidade do fornecedor.
O suspeito e o material apreendido foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) para a adoção das medidas legais.
Na noite desta quarta-feira (2), a Multiprint Comunicação Visual promoveu a terceira edição do seu tradicional Happy Hour no Texas Sallon, em Vitória da Conquista. O evento reuniu agências de publicidade e parceiros da empresa para um momento de descontração, interação e lazer, além da apresentação dos novos serviços do grupo.
O grupo Multiprint, que já conta com a Multi Cortes e o Multi Açaí, agora traz uma novidade: o Josy Costa Saúde e Estética. Durante a noite, os convidados puderam conhecer mais sobre as inovações e serviços oferecidos pelas empresas que compõem o grupo.
A gerente da Multiprint, Kelly, celebrou o sucesso do evento. “É um momento inesquecível! Já é o nosso terceiro happy hour! Estamos aqui reunidos com várias agências da cidade para apresentar um pouco das novidades e inovações. Temos a Multi Corte, especializada em cortes a laser e LED neon, o Muito Açaí, localizado no GBarbosa, e agora estamos muito felizes em anunciar o Josy Centro de Estética. Nossa sede está localizada na Avenida Filipinas, número 530, no bairro Felícia, e nosso Instagram é @multiprintcomunicacaovisual, onde também atendemos pelo WhatsApp”, destacou.
O sócio-proprietário Murilo Santiago reforçou a importância do evento para fortalecer laços com os parceiros. “Temos uma relação muito próxima com as agências de publicidade da cidade, e esse momento é fundamental para fortalecer essas conexões. Qualidade é nossa obrigação, então esse encontro é para celebrar as parcerias. Estamos na terceira edição e já virou uma tradição em Vitória da Conquista”, afirmou.
Com mais de 10 anos de experiência no mercado, a Multiprint Comunicação Visual oferece serviços como fachadas em ACM e lona, banners, outdoors, adesivos e peças em PVC expandido. Além disso, a Multi Corte é especializada na personalização de arte em MDF e acrílico. O evento foi uma excelente oportunidade para networking e reforço de relações comerciais.
A festa foi marcada por um ambiente descontraído e animado, consolidando o Happy Hour da Multiprint como um dos principais encontros do setor em Vitória da Conquista. A expectativa é que a próxima edição traga ainda mais novidades e continue fortalecendo a conexão entre a empresa e seus parceiros.
A requalificação do Campo da Creche, um equipamento esportivo histórico do Bairro Patagônia, na zona oeste de Vitória da Conquista, foi entregue à população na quarta-feira (02). A cerimônia contou com a presença da prefeita Sheila Lemos, que estava acompanhada do vice-prefeito, Aloisio Alan Fernandes, membros do executivo municipal e do legislativo, entre eles, o autor da indicação de revitalização do campo, vereador Luís Carlos Dudé.
Entre as benfeitorias estão instalados de alambrados e refletores para que o esporte possa ser praticado também à noite. Ao redor dele, uma área de lazer, com piso com acessibilidade, bancos de concreto e espaço para caminhadas, lixeiras, árvores, além da iluminação executada pelo Programa Brilha Conquista.
Ao Blog do Sena, Dudé falou da alegria de contribuir com o esporte conquistense através da indicação. “A gente fica muito feliz em poder entregar para a população da Patagônia a revitalização do campo da creche, agradecer a prefeita Sheila pelo empenho e agradecer aos moradores pela confiança. É um equipamento que a gente está entregando no campo e posteriormente nós vamos buscar mais melhorias para a Patagônia”, afirmou.
Com grande atuação no Bairro Alegria, Dudé disse que busca sempre contribuir com toda a zona oeste e continuará trabalhando em função de trazer mais benfeitorias para essa parte da cidade. “Eu sou apaixonado pela Zona Oeste, moro na mesma casa há 54 anos do bairro Alegria com o bairro Brasil. Então, sou muito contente com a população de Vitória da Conquista, em especial a população da Zona Oeste, sobretudo aqui da Patagônia, onde eu joguei muito futebol também”, relembrou.
A prefeita Sheila Lemos disse esperar que novas melhorias sejam entregues no campo muito em breve. “Estamos entregando mais uma área de lazer, com um campo de memória afetiva muito grande para a população aqui do Patagônia. Fizemos do jeito que a comunidade pediu, o campo iluminado, com as grades para que a bola não saia, com espaço para caminhada, onde futuramente poderemos colocar uma academia da saúde e também um parque infantil”, ressaltou.
A reforma do Campo da Creche foi a 8ª intervenção entregue pelo Governo Municipal em 100 dias através do programa Acelera Conquista.
O Sindicato do Magistério Municipal de Vitória da Conquista (Simmp) protocolou, na quarta-feira (2), ofícios na Secretaria Municipal de Gestão e Inovação (Semgi), na Secretaria Municipal de Educação (Smed) e no Gabinete Civil, cobrando esclarecimentos sobre a retirada de gratificações nos contracheques dos professores da rede municipal.
De acordo com o Sindicato, professores têm relatado descontos nos salários sem aviso prévio ou justificativa oficial. Segundo o Simmp, as reclamações se tornaram recorrentes, e a entidade tem recebido denúncias mensais sobre a situação.
Em entrevista ao Blog do Sena, a presidente do Simmp, Gleissy Reis, ao lado da diretora Simone, afirmou que os descontos são indevidos e têm causado preocupação entre os profissionais. “Todos os meses, já tem sido recorrente desde o ano passado, virem descontos indevidos no contracheque do professor, no seu salário. E aparecem algumas siglas que a gente nem sabia que existiam, siglas que são inventadas, digamos assim, para justificar descontos indevidos no salário do professor. Isso tem gerado uma insatisfação generalizada porque não são casos isolados”, disse.
Segundo Gleissy, os cortes estariam relacionados à gratificação de regência de classe para professores que atuam com alunos com deficiência ou transtornos. “Nós temos dois tipos de regência: regência de classe comum e regência de classe especial. No nosso estatuto, não está previsto que elas são alternativas, ou seja, elas são cumulativas. Assim como outras gratificações, como a de educação infantil”, explicou.
A presidente do Simmp informou que a entidade buscou esclarecimentos junto ao setor de Recursos Humanos da Prefeitura, mas ainda não recebeu uma resposta definitiva. “Então, nós viemos aqui conversar diretamente no RH, conversamos com o gerente aqui do RH, mas não tivemos uma resposta satisfatória. Ainda terá uma reunião amanhã para tratar dessa pauta que já foi uma pauta reivindicada pelo sindicato na última reunião com o secretário de educação e sua equipe, o secretário Edgardo Larry. Então, nós estamos saindo ainda sem uma resposta definitiva da administração municipal e esperamos que seja restabelecido essa gratificação conforme prevê o nosso estatuto, porque o professor trabalha, desenvolve o seu trabalho, tem direito de receber o que é devido”, pontuou Reis.
O Sindicato aguarda o resultado da reunião e informou que continuará cobrando esclarecimentos sobre a retirada das gratificações dos professores da rede municipal. Além disso, o Simmp já está em Campanha Salarial 2025 e de acordo com a presidente, mais uma rodada de negociações será realizada na próxima semana. Segundo ela, entre as pautas, estão o descumprimentos de leis importantes da categoria.
“Nós estamos aguardando a próxima rodada de negociação, provavelmente acontecerá na próxima semana. E esperamos sairmos com algumas resoluções de várias questões pertinentes de descumprimento de leis, de descumprimento do Estatuto do Magistério, de descumprimento da Lei do Piso, que esse Governo Municipal tem efetuado não só neste ano, mas ao longo dos anos de gestão”, finalizou.
Após muita especulação sobre quem seria o cantor envolvido, foi confirmado que se trata de Silfarley, artista bastante conhecido no cenário do arrocha. Silfarley está na cidade para cumprir agenda de show e é uma das atrações do evento “10 Horas de Arrocha”, que acontece neste fim de semana em Conquista.
Segundo informações de Ludson Gusmão, produtor do cantor, Silfarley está bem e não estava dirigindo o veículo no momento do acidente. O produtor ainda ressaltou que o artista segue com seus compromissos profissionais e que o ocorrido foi uma fatalidade.
A respeito do acidente, as autoridades estão realizando perícia para esclarecer as circunstâncias. Informações preliminares apontam que a vítima, um morador do bairro Lagoa das Flores, pode ter se jogado na frente do veículo, mas apenas os laudos oficiais poderão confirmar essa hipótese.
A oitava edição do Arafolia acontece neste sábado, 5 de março, em Vitória da Conquista, e promete levar carnaval de rua e estender o clima de verão na cidade. O evento, que continua as celebrações pelos 40 anos do axé music, contará com shows de Jau e de Fabiano Djuamba, com uma homenagem especial ao Chiclete com Banana e a Bell Marques.
O Arafolia marca a continuação do verão e do carnaval, trazendo pela primeira vez um trio pranchão para Conquista. Diferente do tradicional, o trio pranchão coloca o artista no meio do veículo, e não na parte de cima, proporcionando mais proximidade com o público.
A festa acontece na Rua Leôncio Santos, nova rua que passa pelo Parque de Exposições, a partir das 15 horas. O circuito será nomeado Iuri Duarte, em homenagem ao amigo Iuri, que faleceu durante a pandemia.
Os abadás continuam à venda em pontos como o Braseiro, Espetinho, Central de Ingressos, Ponte do Ingresso e loja DMK no Boulevard Shopping. Também é possível adquirir no restaurante Assador. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (77) 98801-5159.
Organizado pelo Movimento Axé e pela Amais Entretenimento, o Arafolia promete ser uma grande festa, levando o clima contagiante da música baiana para as ruas de Conquista.
Na manhã desta terça-feira (3), um grave acidente ocorreu na BR-116, nas proximidades do condomínio Haras Residence, em Vitória da Conquista. Um veículo Toyota SW4 branco atropelou um pedestre que, infelizmente, veio a óbito no local.
Um famoso cantor de arrocha estava no veículo no momento do acidente.Não há confirmação se ele estava ao volante. O artista tem apresentação agendada para esta quinta-feira (3) no evento “10 Horas de Arrocha” em Vitória da Conquista. Ele estava a caminho de Conquista para se apresentar no show.
A vítima, residente do bairro Lagoa das Flores, utilizava fraldas, o que pode sugerir alguma condição de saúde especial. As autoridades competentes estão investigando as circunstâncias do acidente para esclarecer os fatos.
Equipes do DPT, ViaBahia e PRF estão no local tomando as devidas providências.
Manhã de acidentes em Vitória da Conquista. Segundo informações que chegam ao Blog do Sena, um acidente com morte foi registrado na BR-116, nas proximidades do Haras Residence. Tudo indica que a colisão foi entre um carro e um pedestre, resultando em uma vítima fatal no atropelamento. Neste momento, equipes do DPT, ViaBahia e PRF estão no local registrando a ocorrência. Em breve, o Blog do Sena retornará com maiores detalhes sobre o acidente.
A jornalista Wanda Chase morreu, na madrugada desta quinta-feira (3), aos 74 anos. A informação foi confirmada pela família nas redes sociais.
Wanda, que era manauara, havia passado por uma cirurgia de emergência no coração. Ele teria dado entrada no hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, sentindo dores e na noite de quarta-feira (2) passou por uma cirurgia de emergência, após ser diagnosticada com aneurisma dissecante da aorta.
“Sua partida deixa um vazio irreparável, mas seu legado de luta, perseverança e paixão pela vida e pela justiça social continuará a inspirar gerações futuras. Para nós, seus familiares, Wanda é referência de alegria, determinação, sensatez, honestidade e competência”, diz trecho da nota da família da jornalista.
Após ser solto pela justiça, o influenciador digital, Igor Moura, reapareceu nas redes sociais nesta quarta-feira, 02. Em um vídeo ao lado do advogado que atua no caso, o influencer aparece sorridente.
O Blog do Sena teve acesso as imagens. No vídeo, o advogado que está acompanhando Igor comemora a soltura do seu cliente e diz que em breve toda trama processual estará esclarecida.
“Nós conseguimos demostrar que houve um grande equívoco naquilo que ele foi acusado. E que logo logo, toda essa trama processual mal contada será desvendada para todos vocês”, disse.
Igor foi preso nas primeiras da manhã de terça-feira, 01, em sua residência no bairro Boa Vista. Policiais civis cumpriram o mandato após denúncias de que ele praticava estelionato eletrônico, crimes contra a relação de consumo, jogos de azar e crimes contra a economia popular.
Segundo a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Vitória da Conquista, o investigado utilizava sua popularidade para promover cassinos online, publicando vídeos e postagens que destacavam ganhos financeiros expressivos, com o objetivo de atrair seguidores para o mundo das apostas.
Porém, as apostas, raramente, resultaram em ganhos significativos e os poucos retornos eram inferiores aos valores investidos. A prática teria gerado um grande lucro para o influenciador, que, segundo a polícia, adquiriu uma loja com um valor de R$ 70 mil, um veículo de R$ 180 mil e uma casa de R$ 500 mil.
A partir de agora, a Polícia Civil seguirá com as investigações do caso. Bem como a defesa apresentará seus contra pontos.
Com profundo pesar, comunicamos o falecimento de nossa querida mãe, Aldenôra Oliveira de Araújo (Dona Dôra), ocorrido no dia 02 de abril de 2025. Nascida em 06 de maio de 1940, Aldenôra foi um exemplo de amor, dedicação e força para todos que tiveram o privilégio de conhecê-la. Viúva do saudoso PRF Raimundo Peba, deixa um legado de carinho e lembranças inesquecíveis.
Seus filhos Ana, Cristina, Nadjane, Roberto, Raimundo, Francisco e Verônica, convidam familiares e amigos para prestar as últimas homenagens. O velório será realizado no Cerimonial San Marcos. O sepultamento acontecerá no Parque da Cidade, às 11h do dia 03/04
Agradecemos desde já a presença e o apoio de todos neste momento de dor.
O Point do Rock 2025 fez história não apenas como um grande evento musical, mas também como um símbolo de solidariedade. Durante os dois dias de festival, foram arrecadadas 2 toneladas de alimentos, que beneficiaram diversas instituições.
Uma parte das doações foi destinada ao IDAC, sendo entregue ao Projeto Sopão Solidário, no Bairro Renato Magalhães, e à Associação Casa de Convivência Eterna Família, que acolhe idosos. A outra parte foi direcionada, através do Point do Rock ao Projeto Bahia sem Fome, reforçando o compromisso do evento com causas sociais.
Realizado nos dias 15 e 16 de março, em Vitória da Conquista, o Point do Rock 2025 contou com a realização do Point do Rock, em parceria com o IDAC. O evento teve o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Bahiagás e da Sufotur, além do apoio da deputada federal Alice Portugal e do deputado estadual Fabrício Falcão.
Com música, energia e um propósito maior, o Point do Rock provou que o rock também é sinônimo de união e solidariedade.
O Governo Federal anunciou que o concurso para a Polícia Federal (PF) na área administrativa está prestes a ser lançado. Serão oferecidas 192 vagas com salários de até R$ 14.371,42.
As vagas são para agente administrativo, assistente social, contador, enfermeiro, médico, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, estatístico, administrador, técnico em comunicação social e técnico em assuntos educacionais. O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) será a banca organizadora do certame.
A última seleção da PF ocorreu em 2021, com 1.500 vagas. Agora, além das funções tradicionais, como agente e escrivão, há expectativa de incluir oportunidades para áreas especializadas, como TI e combate ao cibercrime.
Após a prisão de um influenciador digital em Vitória da Conquista, ocorrida na última terça-feira (1º), a Polícia Civil investiga outros blogueiros e criadores de conteúdo da cidade. O foco das apurações são possíveis envolvimentos em promoções de cassinos online ilegais e esquemas financeiros suspeitos. Essas informações foram divulgadas no programa Bahia Meio Dia, da TV Sudoeste.
Apesar de ter sido detido na manhã de terça-feira, a Justiça relaxou a prisão na manhã seguinte. No entanto, as investigações seguem em andamento, uma vez que cerca de 25 pessoas já procuraram a delegacia relatando prejuízos causados pelas apostas divulgadas. Uma das vítimas afirmou ter perdido cerca de R$ 30 mil.
Além do influenciador preso, que responderá em liberdade, a polícia já mapeou outros blogueiros que podem estar envolvidos em práticas semelhantes. A estratégia desses influenciadores consiste em usar a visibilidade nas redes para atrair pessoas com promessas de ganhos rápidos e investimentos de alto risco, o que pode configurar crimes como pirâmide financeira e estelionato, segundo a legislação brasileira.
A polícia alerta que novas prisões e conduções coercitivas não estão descartadas, e orienta que possíveis vítimas de golpes ou promessas de lucro fácil registrem boletim de ocorrência.
Três policiais militares foram presos pela segunda vez na cidade de Jequié suspeitos de invadir uma casa, executar uma pessoa rendida e alterar a cena do crime. A nova prisão aconteceu após a Justiça acatar um pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA).
Os PMs já haviam sido presos em dezembro de 2024, em Jequié e Ilhéus, mas foram soltos em janeiro de 2025 após decisão da Vara Criminal de Jequié. A prisão atual ocorreu após o MP-BA recorrer da decisão, o que foi acatado pela Justiça no dia 28 de março.
Os nomes dos PMs não foram divulgados, mas eles são suspeitos de matar Kailan Oliveira de Jesus, em maio de 2023, no município de Jequié. Na ocasião, a morte foi registrada como “intervenção policial por resistência armada das vítimas”, mas a investigação apontou possível crime de homicídio, inclusive com alteração da cena do crime.
As investigações apontaram que a vítima teve a casa invadida e foi executada a tiros mesmo após ter se rendido.
Um mês depois da prisão em dezembro, os policiais investigados foram soltos após decisão da Vara Criminal de Jequié. Em seguida, o Ministério Público moveu um recurso contra essa decisão, que foi acatado pela Justiça em 28 de março.
Segundo o MP-BA, a nova decisão de prisão acatada pela Justiça tem como justificativa os riscos à ordem pública e à instrução criminal, como por exemplo: ameaças à família da vítima, ameaças a testemunhas e tentativas de obstrução das investigações.
Além disso, dois dos três PMs presos foram flagrados com drogas e armas ilegais no momento da prisão.
Relembre operação policial
Operação prende três PMs suspeitos por associação criminosa no sudoeste da Bahia
Em dezembro de 2024, a Polícia Civil deu andamento a três operações que buscavam investigar as circunstâncias de três mortes na cidade de Jequié:
Uma das operações, denominada “Anunciação”, apurou as circunstâncias da morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023.
A operação “Faxina” visou elucidar o assassinato de Eric Pereira Maciel, ocorrido em janeiro de 2024.
Já a operação “Choque de Ordem” dá andamento à investigação da morte de Kailan Oliveira de Jesus, ocorrida em maio de 2023.
Além do cumprimento dos mandados de prisão, cinco policiais tiveram mandados de busca e apreensão cumpridos na cidade de Lafaeiete Coutinho, a 360 km de Salvador.
As operações foram realizadas de forma integrada pelo MP-BA, por meio dos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).
Nesta quarta-feira (2), estava marcado para acontecer no Fórum João Mangabeira, em Vitória da Conquista, o julgamento de Cairo dos Anjos Barbosa e Daniel Almeida Santos, acusados de assassinar brutalmente o estudante de biologia Micael Costa Almeida, de 30 anos. Familiares e amigos da vítima estiveram presentes com cartazes e camisas estampadas com a imagem de Micael, clamando por justiça. Ele era aluno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
O crime ocorreu em 28 de março de 2023, quando Micael desapareceu após sair de um posto de combustível em Vitória da Conquista. Seu corpo foi encontrado carbonizado dentro de um carro incendiado, em Barra do Choça, um mês depois, no dia 30 de abril. As investigações da Polícia Civil revelaram que ele foi morto com facadas e golpes de enxada antes de ter o corpo queimado.
No entanto, o julgamento foi adiado para o dia 4 de junho, após o advogado do reú Daniel, Gutemberg Macedo- atual presidente da Ordem dos Advogados subseção de Vitória da Conquista (OAB) – levantar uma questão de ordem. O pedido foi acatado pela defesa do réu Cairo, pelo Ministério Público e pela juíza Janine Soares de Matos Ferraz.
Em entrevista exclusiva ao Blog do Sena, a mãe de Micael, Edna Costa, expressou sua dor e o desejo de que os responsáveis pelo crime sejam punidos. “O que eu mais espero é que eles sejam julgados. O que nós esperamos é justiça, é justiça no caso. Eu não tenho nem palavras para expressar, mas o que posso resumir aqui é que queremos justiça”, disse bastante emocioanda.
Foto: Blog do Sena
Dona Edna falou da dor que sente ao lembrar a forma brutal que o seu filho foi assinado. “Eu, como mãe, meu coração dói, é inexplicável, mas eu quero justiça. Nós, como família e amigos, imploramos por justiça”, declarou.
Já são quase dois anos da morte de Micael. Durante todo esse tempo, a mãe do jovem revela a tristeza que sente devido a falta que o filho faz na famíia. “Muita agúnstia, tristeza, revolta. Chegam momentos que eu penso que isso não aconteceu, mas aí eu acordo para a realidade e olho para trás que já se passararm quase dois anos e eu sem o meu filho. Eu imploro por justiça”, disse indiganada.
O caso teve grande repercussão em todo o estado na época. As investigações apontaram que Micael e um dos suspeitos se conheceram em uma loja de conveniência de um posto de combustíveis. Posteriormente, seguiram para um sítio, onde ocorreu um desentendimento que resultou no assassinato do estudante. O teor da discussão não foi divulgado pelas autoridades.
O principal suspeito do crime foi preso no dia 13 de maio de 2023, em Vitória da Conquista. Durante a prisão, a polícia encontrou com ele drogas, uma carteira falsa da Polícia Civil, algemas, espadas e outros itens suspeitos. O material foi apreendido e encaminhado ao Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) do município.
Desde o desaparecimento de Micael, sua família não mediu esforços para esclarecer o caso. Imagens de câmeras de segurança obtidas pela família comprovaram que um amigo do estudante foi a última pessoa a vê-lo com vida. Ele relatou que os dois estavam juntos antes de Micael ser deixado no posto de combustíveis.
O corpo do jovem foi velado na Câmara Municipal de Planalto, cidade onde sua família reside, e enterrado no dia seguinte. O reconhecimento foi feito inicialmente por meio de liberação judicial, antes mesmo da confirmação via exame de DNA.
Agora, com o julgamento dos acusados adiado, a família de Micael espera que a justiça seja feita e que os responsáveis pelo crime sejam devidamente punidos.