Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Urgente: Uma pessoa foi assassinada no meio da rua


Um homicídio foi registrado na noite desta sexta-feira (09), no bairro do Mandacaru, em Jequié.

A vítima teria sido alvejada a tiros no meio da rua. A identidade não foi divulgada.

O corpo será removido para o IML de Jequié.

A autoria e motivações do crime seria investigadas pela Polícia Civil.

Conquista: Vigilância Sanitária interdita farmácia com alvará vencido e sem responsável técnico


Na última semana, uma ação da Secretaria Municipal de Saúde de Vitória da Conquista, por meio da Vigilância Sanitária, apreendeu uma quantidade significativa de remédios controlados em uma farmácia com alvará vencido há quase dois anos, e sem responsável técnico. No ato da fiscalização, não foram apresentados nota fiscal e/ou origem comprovada. O estabelecimento foi interditado.

Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares, a comercialização de medicamentos deve obedecer à legislação vigente, incluindo a Portaria nº 344/1998, a RDC nº 44/2009 e a Lei Federal nº 5.991/1973, que torna obrigatória a presença de um profissional legalmente habilitado, farmacêutico, com registro ativo no Conselho Regional de Farmácia (CRF) — e com Certidão de Regularidade Técnica emitida pelo CRF, como condição para a dispensação regular de medicamentos. É que determinados medicamentos só podem ser dispensados mediante apresentação de prescrição médica, conforme previsto nas normas citadas.

Atualmente, o número de farmácias em funcionamento em Vitória da Conquista ultrapassa mais de 400. “Nós vamos continuar com esse trabalho de rotina, verificando irregularidades e fazendo valer o que manda a lei, de forma a proteger a saúde da nossa população”, disse Maico.

A população pode auxiliar o trabalho da Vigilância Sanitária denunciando possíveis irregularidades na Ouvidoria da Saúde, por meio dos números 0800 284 70 10 e 77 98834-6464 (provisório) ou pelo site da PMVC, na aba da Ouvidoria Municipal. A denúncia pode ser feita anonimamente, informando suas suspeitas para que a equipe de inspeção possa averiguar e impor as sanções previstas nas situações irregulares encontradas.

Automedicação

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que automedicação e o uso indiscriminado de medicamentos pode trazer riscos à saúde, podendo, inclusive, levar à intoxicação. Os riscos para o indivíduo também envolvem atraso e até erro no diagnóstico, devido ao mascaramento de sintomas e a possibilidade de agravamento do distúrbio. Além disso, a escolha do medicamento inadequado, a administração incorreta, dosagem inadequada e uso excessivamente curto ou prolongado do medicamento podem ocasionar dependência, além da possibilidade da ocorrência de efeitos indesejáveis graves.

Vídeo: Policiais salvam bebê de 14 dias que estava engasgada em Conquista

Na manhã da última quinta-feira (01), policiais militares da 92ª CIPM prestaram socorro a uma recém-nascida de apenas 14 dias, que estava engasgada e não conseguia respirar.

Por volta das 10h30, a guarnição, composta pelo Cabo PM Freitas e pelo Soldado PM Correia, realizava patrulhamento no povoado do Corta Lote quando foi abordada por populares que solicitaram ajuda, informando que uma bebê havia se engasgado e não conseguia respirar.

Prontamente, os militares se dirigiram à residência indicada, onde encontraram a criança já com a coloração arroxeada. Diante da situação crítica, o Sd Correia realizou a manobra de Heimlich, visando desobstruir as vias aéreas da recém-nascida, que voltou a respirar normalmente após a intervenção.

Em seguida, a guarnição iniciou o deslocamento da criança e sua genitora para Vitória da Conquista. Durante o trajeto, uma ambulância foi avistada, e a equipe médica assumiu o atendimento, conduzindo prontamente a bebê ao Hospital Esaú Matos. Posteriormente, os policiais foram informados de que, após a realização de exames, a criança permaneceu em observação, mas já se encontrava fora de perigo.

Após a informação de que a criança estava bem e segura, a guarnição retornou à casa da solicitante, a qual agradeceu o socorro prestado.

O comandante da Unidade, Major PM Lima Júnior, parabenizou os policiais pela atuação exemplar, destacando a serenidade, o domínio técnico e a segurança transmitida à família durante a ocorrência.

Confira o vídeo. 

Conquista: Integrante de facção é preso pela Polícia Civil no Alto Maron


A Polícia Civil, através da equipe do DENARC / 8a DTE, durante investigação de combate ao narcotráfico nesta cidade, efetuou a prisão do nacional T.S.P., de 21 anos , em cumprimento ao mandado de prisão expedido pela 3a Vara Criminal de Vitória da Conquista.

O indiciado foi localizado pelos investigadores em via pública, no bairro Alto Maron, sendo posteriormente apresentado na DTE, onde foi ouvido e encaminhado para o presídio para ficar custodiado à disposição da Justiça.

Obras avançam e asfalto começa a ser aplicado na estrada de Bate-Pé

Após anos de espera, promessas e paralisações, a aplicação do asfalto na estrada que liga os distritos de Pradoso a Bate-Pé, em Vitória da Conquista, foi iniciada nesta sexta-feira (9). A intervenção, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, havia sido interrompida devido a problemas com a empresa contratada para executar os serviços, mas a obra foi retomada e segue a todo vapor. 

A pavimentação da via é considerada histórica para a população da zona rural, que há décadas reivindica melhores condições de acesso e mobilidade. Com extensão de aproximadamente 22 km, a estrada é uma das principais rotas de escoamento da produção agrícola local e de deslocamento entre os distritos. Segundo informações oficiais da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o investimento total da obra ultrapassa R$ 20 milhões e beneficiará diretamente mais de 15 mil pessoas.

Desde o seu anúncio, a obra foi alvo de polêmicas e disputas políticas. A execução chegou a ser interrompida por problemas com a empresa inicialmente contratada, o que gerou críticas e questionamentos, inclusive por parte de membros da atual gestão municipal. Representantes do governo da prefeita Sheila Lemos, e até mesmo lideranças ligadas à subprefeitura de Bate-Pé, chegaram a se posicionar contra a escolha do trecho beneficiado, alimentando um debate que extrapolou o campo técnico e atingiu o político.

Apesar das divergências, a retomada da obra foi comemorada por lideranças de diferentes correntes, como os vereadores Ivan Cordeiro (PL) e Luciano Gomes (PCdoB), que acompanharam o reinício dos serviços e destacaram a importância da intervenção para os moradores.

A conquista da obra foi fruto de articulações conjuntas de deputados estaduais e federais, como Fabrício Falcão (PCdoB), Dali,  José Raimundo (PT) e Waldenor Pereira (PT), além de vereadores e lideranças comunitárias. A atuação coletiva foi fundamental para garantir os recursos e destravar o andamento da pavimentação.

Independentemente da disputa por protagonismo, o início da aplicação do asfalto marca um momento histórico para Bate-Pé e região. A obra é uma demanda antiga da população, e agora começa, enfim, a sair do papel e se tornar realidade.

Luto: Morre Eufrásio Ribeiro Filho


O Blog do Sena lamenta o falecimento de Eufrásio Ribeiro dos Santos Filho, aos 75 anos. Ele faleceu nesta sexta-feira (09), em decorrência de complicações de saúde.

Eufrásio atuou durante boa parte de sua vida como motorista de várias empresas conquistenses. Conhecido pelos amigos pelo carisma e comprimento.

Ele deixa filhos, netos e bisnetos.

O velório acontece na Paz Nacional, na Rua Olavo Bilac, número 9, bairro São Vicente. O velório está previsto  para as 10h da manhã deste sábado (10).

A todos os enlutados, nossos sinceros sentimentos.

Com estrutura ampla e de primeira linha, Unidade de Saúde Dr. Onildo Oliveira é entregue à população do Patagônia

Um dia de celebração para a comunidade do bairro Patagônia. Na manhã desta sexta-feira (9), a nova Unidade de Saúde da Família Dr. Onildo Pereira de Oliveira Filho foi entregue aos moradores. A inauguração fortalece a Rede de Atenção Básica do município, garantindo saúde de qualidade para a população.

A prefeita Sheila Lemos compareceu à inauguração, acompanhada do vice-prefeito Aloisio Alan, e do vereador Luís Carlos Dudé, responsável pela articulação da verba para a construção da unidade junto ao deputado federal Arthur Maia. Também estiveram presentes o chefe do Gabinete Civil, Coronel Ivanildo da Silva, secretários e membros do governo, o procurador geral Jônatan Meireles, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Társis de Oliveira, além dos vereadores Natan da Carroceria e Ricardo Gordo. A secretária de Política para Mulheres Infância e Juventude de Salvador, Fernanda Lordêlo, também marcou presença.

Convidados especiais foram os familiares de Onildo Pereira de Oliveira Filho. Homenageado com o nome da unidade, o empresário falecido em 2022, aos 65 anos, era sócio do laboratório Labo, empresa que atua em Vitória da Conquista há mais de 70 anos..

Na cerimônia de inauguração, a prefeita Sheila Lemos agradeceu ao vereador Dudé pela articulação que viabilizou a emenda para construção da unidade. “Eu e Dudé fomos a Brasília e conseguimos esse recurso junto ao deputado Arthur Maia, tanto para a construção desta unidade quanto para a feira do Bairro Brasil. O bairro Patagônia é um dos maiores e mais antigos da cidade, e não podia ficar com a situação como estava em relação à saúde”.

A gestora expressou a satisfação em trazer dignidade para a população do bairro e para os funcionários que trabalhavam todo dia numa situação precária. “Essa é a primeira unidade que entregamos do zero para a população, e faço o compromisso de que todas a partir de agora terão o mesmo padrão de qualidade”. Sheila Lemos anunciou também a construção de um CAPS IA próximo à unidade, e salientou a importância não apenas das instalações físicas, mas também do atendimento dos profissionais e do relacionamento com a população. “A estrutura de excelência oferece mais possibilidades para que os servidores exerçam um trabalho de qualidade, em condições dignas, acolhendo e cuidando da população, que com certeza retribuirá a hospitalidade”, completou a chefe do Executivo, agradecendo também ao deputado estadual Fabrício Falcão pelos recursos para equipar a unidade.

Outro convidado de destaque foi o Zé Gotinha, mascote das campanhas de vacinação em todo o Brasil, e que marcou presença para reforçar o convite para o Dia D da vacinação contra influenza no município, que acontece no próximo sábado (10).

O vice-prefeito Aloisio Alan ressaltou a constante entrega de obras por toda a cidade, e relembrou a contribuição de Onildo Pereira para a cidade de Vitória da Conquista. “A morte só existe no esquecimento. Dr. Onildo vive nos nossos corações”.

O vereador Luis Carlos Dudé destacou os esforços da Prefeitura em inaugurar espaços na região, como a praça Norberto Aurich, e afirmou que seguirá trabalhando em cooperação com o Governo Municipal para levar mais qualidade de vida para a população de Vitória da Conquista. “Não temos vergonha de pedir recursos para a nossa cidade, seja para quem for. O compromisso de todos que são eleitos é com a população do município. Agradeço ao deputado Arthur Maia por nos receber e atender ao nosso pedido, a Fabrício Falcão pelos equipamentos. Essa articulação entre Executivo, Legislativo e Congresso Nacional é fundamental para o desenvolvimento da nossa cidade”.

Secretária de Saúde e anfitriã do evento, Fernanda Maron destacou os benefícios para a população. “Entregamos uma unidade totalmente nova, espaçosa, dando qualidade de vida para a nossa população. Nessa unidade os moradores terão atendimentos de vacinação, médicos, dentistas, farmacêutico, enfermagem. Toda a equipe de agentes comunitários de saúde continuará realizando o contato entre a comunidade e a unidade, fortalecendo a nossa missão com a atenção primária de Vitória da Conquista”, completou a secretária, que fez questão de agradecer a toda a equipe da unidade pelos serviços prestados à população.

Enfermeira que trabalha na unidade há 11 anos, Fernanda Trindade relembrou a espera da comunidade e dos profissionais de saúde por um espaço melhor. “Essa unidade está sendo um sonho realizado pra gente. Lutamos há bastante tempo, através das reuniões de conselho, e agora estamos realizando. É uma unidade maravilhosa, ampla, bem ventilada, equipada. Agora teremos melhores condições de trabalho para atender a população com ainda mais qualidade”.

Muito emocionada, a médica Bianca Oliveira, filha de Onildo, agradeceu pela homenagem e relembrou o histórico da família nos cuidados da saúde na cidade. “Toda a família está lisonjeada por ter o nome de meu pai numa unidade de saúde tão essencial para a cidade. Parabenizamos a Prefeitura por proporcionar isso à população. Nossa família está à disposição da cidade para contribuir”.

 

Dani Black se apresenta pela primeira vez em Vitória da Conquista no dia 10 de maio

Indicado ao Grammy Latino e com músicas gravadas por grandes nomes da MPB, cantor sobe ao palco do Centro de Cultura com show intimista na véspera do Dia das Mães

O cantor e compositor Dani Black, uma das vozes mais inventivas da nova MPB, faz sua estreia em Vitória da Conquista no próximo dia 10 de maio, sábado, às 20h, no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima. O show acontece na véspera do Dia das Mães e promete emocionar o público com um repertório autoral marcante, que reúne suas principais composições e momentos de improviso criativo.

Filho da icônica Tetê Espíndola e do músico Arnaldo Black, Dani já teve suas músicas gravadas por nomes consagrados como Gal Costa, Ney Matogrosso, Maria Gadú e pelo grupo 5 a Seco, do qual também fez parte. O artista foi indicado duas vezes ao Grammy Latino, e conquistou o público com canções como “Maior”, gravada em parceria com Milton Nascimento.

Em um formato intimista e interativo, o show mistura performance musical com momentos de composição ao vivo, em que Dani cria músicas inspiradas nas histórias do público presente. A noite terá ainda a participação dos artistas Ricardo Marques e Joel Guimarães, que fazem a abertura da apresentação.

 

Bahia intensifica mobilização contra gripe com Dia D de imunização neste sábado (10)

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) promove, neste sábado (10), o Dia D de mobilização nacional contra a influenza, com ações que visam ampliar a cobertura vacinal em todo o estado. Cerca de três milhões de doses foram distribuídas aos municípios baianos para a ação, que contará com postos de saúde funcionando em horário estendido e com pontos estratégicos de vacinação em shoppings centers e com drive-thru.

Secretária da Sesab, Roberta Santana destacou o esforço logístico para garantir que a vacina chegue aos públicos prioritários de toda Bahia. “A gente tem uma estratégia de diminuir os casos graves de gripe e a vacinação é importante nesse cenário. Os postos de saúde estarão abertos amanhã e, aqui, em Salvador, uma estratégia importante é o drive-thru, que vai facilitar o acesso das pessoas à vacinação”, detalhou a titular da saúde.

Professora de química na rede privada e estadual da Bahia, Jussara Barreto aproveitou o dia de folga para atualizar sua vacina no drive-thru instalado no Centro de Convenções, em Salvador. Para ela, que se vacina anualmente, um facilitador. “É muito bacana! Eu vi ontem a noite no jornal e facilita a vida de muita gente.  É importante vacinar, sempre me vacinei e estimulo minha filha, meus alunos. Se vacinem, porque tem muita virose por aí”, incentivou.

A campanha tem como público apto cerca de 3,6 milhões de pessoas. Fazem parte do grupo prioritário nesta fase, gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, das forças armadas, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, trabalhadores dos Correios, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Além de adolescentes e jovens de 12 a 21 anos, cumprindo medida socioeducativa, e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou condições clínicas especiais, independentemente da idade.

Liderança baiana

Segundo a Sesab, mais de 672 mil doses foram aplicadas na Bahia até o momento, colocando o estado na quinta posição no ranking nacional de imunizações contra a gripe e mais de 80% dos municípios baianos aderiram à mobilização deste sábado (10). Diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Márcia São Pedro chamou atenção para a prevalência da influenza desde fevereiro.

“De fevereiro até março, a gente começou a ver um maior número de casos do rinovírus e da influenza. Quando nós nos vacinamos, conseguimos bloquear a transmissão desse vírus. E o Estado decidiu, por uma ação preventiva, não só vacinar contra a influenza, mas também contra a Covid-19”, enfatizou.

Em Salvador, a vacinação acontece no formato drive-thru no Centro de Convenções, nesta sexta-feira (9) e sábado (10), a partir das 8h. A vacina contra a influenza pode ser administrada simultaneamente com outros imunizastes, como o da Covid-19. Para se vacinar, basta apresentar documento oficial com foto e carteira de vacinação. O público prioritário também precisa portar documento comprobatório.

Covid-19

Além da vacinação contra a gripe, o governo baiano também disponibiliza reforço da vacinação contra a Covid-19 nos postos e pontos temporários de vacinação. Maria São Pedro ainda sinalizou que, este ano, a Bahia apresentou 37% de redução nos casos de Covid-19 em relação ao mesmo período de 2024 e de 62% em relação aos óbitos.

“Mas não é uma posição confortável, porque os casos ainda acontecem. E aí cabe lembrar que 70% dos casos de síndromes respiratórias agudas, graves, no nosso Estado em 2025 foram em crianças e em idosos com mais de 60 anos”, acrescentou.

Podem se vacinar para Covid-19 crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, pessoas com 60 anos ou mais, vivendo em instituições de longa permanência, imunocomprometidas, pessoas indígenas, ribeirinhas, quilombolas, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, com comorbidades, privadas de liberdade, pessoas em situação de rua e adolescentes e jovens cumprindo medida socioeducativa.

“Coroa” morreu em confronto com a polícia após ficar 3 anos foragido


O criminoso Nilton Santana dos Santos, o “Coroa” morreu em confronto com a polícia militar nesta sexta-feira (09), no bairro Imbuí, em Salvador.

Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das Polícias Militar e Civil tentavam cumprir o mandado de prisão contra ele e dois comparsas quando foram recebidos a tiros. Ele estava foragido desde 2023, quando fugiu do presídio em Jequié, onde liderava o tráfico

Além do líder da organização criminosa que acabou não resistindo ao confronto, outro integrante da facção acabou preso e o terceiro componente do bando conseguiu escapar e está sendo procurado.

 

Pistolas, carregadores e munições foram apreendidas com o bando.

Moto Conquista, sua concessionária Honda na Bahia, patrocina Campanha da CDL de Conquista UNIDOS PELO COMÉRCIO


A Moto Conquista é uma das patrocinadoras oficiais da campanha Unidos pelo Comércio, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Vitória da Conquista. Hoje esteve presente na praça 9 de novembro, juntamente com o presidente da CDL Marcio Pedro, reafirmando seu compromisso com o fortalecimento do comércio local e a valorização das datas comemorativas mais importantes do ano.
A campanha contempla quatro grandes ações promocionais ao longo de 2025:

• Dia das Mães – com sorteio de 10 vales-compra de R$ 1.000,00 (sorteio em 31 de maio);
• Dia dos Namorados e São João – com sorteio de 10 vales-compra de R$ 1.000,00 e uma CG Titan 0km (sorteio em 05 de julho);
• Dia dos Pais – com sorteio de 10 vales-compra de R$ 1.000,00 (sorteio em 30 de agosto);
• Natal – com sorteio de 10 vales-compra de R$ 1.000,00 e 1 carro BYD Dolphin Mini 0km (sorteio em 10 de janeiro de 2026).

A presença da Moto Conquista como parceira reforça não só o alcance da campanha, mas também sua importância para a economia local. “Movimentar o comércio e premiar o consumidor conquistense é um compromisso que a Moto Conquista assume com alegria e responsabilidade”, declarou a assessoria de imprensa da concessionária.

A campanha Unidos pelo Comércio incentiva as compras no comércio da cidade e valoriza quem investe e consome em Vitória da Conquista. O envolvimento de empresas como a Moto Conquista é essencial para o sucesso das ações, que movimentam a economia e geram oportunidades para todos.

“Fomos rechaçados”, diz presidente do SIMMP que denuncia silêncio da Prefeitura e omissão da Câmara sobre PL que reajusta salário dos professores

Em meio à campanha salarial de 2025, o Sindicato do Magistério Municipal Público (SIMMP) volta a cobrar da Prefeitura de Vitória da Conquista a abertura de diálogo com a categoria para tratar do reajuste salarial dos professores. Em entrevista concedida ao Blog do Sena, a presidente do SIMMP, Greissy Reis, denunciou o envio de um Projeto de Lei à Câmara de Vereadores sem qualquer negociação prévia com o sindicato, o que classificou como um “ato antidemocrático do governo”.

A presidente destaca que o sindicato sempre buscou canais institucionais de negociação com a gestão municipal. No entanto, segundo ela, a Prefeitura tem se recusado a cumprir leis que regulamentam a carreira do magistério, como o Estatuto do Magistério e a Lei do Piso Nacional do Magistério.

O SIMMP sempre tem buscado as vias do diálogo com o Governo. Um diálogo prolífico, um diálogo realmente que venha a surtir efeitos reais e que se reverbere na carreira do professor municipal. Mas tem sido difícil esse enfrentamento do Governo, uma vez que o Governo se recusa a cumprir com a legislação vigente, que é a Lei do Piso, que é o Estatuto do Magistério. Nós elevamos nossa seção jurídica, fazemos toda a argumentação, apresentamos a realidade das leis e a obrigação do município de cumpri-las. Mas o município, deliberadamente e injustificadamente, se recusa a cumprir com a legislação que rege a carreira do docente aqui do nosso município”, afirmou Greissy.

Quando questionada sobre os possíveis motivos para a ausência de diálogo por parte da administração municipal, a presidente reafirma a posição apartidária do sindicato e reforça que a entidade cumpre seu papel político no âmbito sindical.

“Nós não entendemos quais são os outros fatores, se é fator político, porque o SIMMP é uma entidade, lógico, eminentemente política, porque é educação, é política. Mas nós não fazemos nenhuma apologia a nenhum tipo de partido, nós não somos uma entidade comprometida com nenhum partido político. O que nós fazemos é a política sindical, porque essa nós temos como obrigação, enquanto entidade sindical, fazê-la. E essa nós continuaremos fazendo, independente da opinião do Governo, porque o Governo, na verdade, ele está para servir o povo e cumprir com as leis. E isso nós não estamos vendo aqui em Vitória da Conquista”, declarou.

Para a presidente, a Prefeitura enviou o PL  para à Câmara dos Vereadores na “calada da noite”.  O envio do projeto  em regime de urgência, sem consulta prévia ao sindicato, também foi alvo de críticas contundentes da presidente. Ela relembra que desde janeiro o SIMMP tenta iniciar o processo de negociação com a Prefeitura, sem sucesso.

“Nós procuramos o Governo para iniciar as negociações quanto à questão salarial e outros pontos do nosso tema de repactuação do trabalho desde janeiro. Então nós estamos aí desde janeiro nessa tentativa de conseguir avançar com esse Governo. E temos encontrado muitas dificuldades. E aí caminha um projeto na calada da noite para a Câmara Municipal em caráter de urgência. Urgente mesmo é cumprir com a lei, com a Lei do Piso, com o nosso Estatuto do Magistério. E isso nós não temos visto a preocupação desse Governo, a preocupação da Prefeita. Então urgente, Prefeita, é cumprir a lei. Porque se não se cumpre a lei, com certeza tem penalidades”, disse.

Além disso, Greissy faz um apelo para que a Câmara Municipal exerça seu papel fiscalizador frente às ilegalidades que, segundo o SIMMP, vêm sendo cometidas pela administração municipal. “Nós gostaríamos inclusive de conclamar a Câmara a prestar atenção nas ilegalidades desse Governo Municipal. A Câmara também deve cumprir seu papel de fiscalizar, porque desde janeiro nós temos professores recebendo abaixo do Piso. Desde janeiro nós temos professores que não estão recebendo conforme a Lei do Piso e conforme o Estatuto do Magistério. E nós não temos visto a Câmara dar uma atenção devida a esses descumprimentos, reforçou.

A insatisfação com a atuação da Câmara Municipal não se limita à omissão frente ao reajuste salarial. O Legislativo local também já negou o pedido do sindicato para a realização de uma audiência pública sobre a situação da educação municipal, proposta que tinha como objetivo ampliar a discussão com a sociedade, como o Blog do Sena divulgou. A iniciativa foi barrada pela base governista que é maioria na Câmara.

“Inclusive, quando o Sindicato convoca a Câmara para poder esclarecer o que está acontecendo aqui na Rede Municipal de Ensino de Vitória da Conquista, nós fomos rechaçados. O pedido é negado, porque a Câmara prefere fechar os olhos para a ilegalidade do Executivo Municipal”, criticou.

O Projeto de Lei que estabelece o reajuste do salário dos professores municipais já está em tramitação na Câmara de Vereadores. No entanto, a forma como ele foi elaborado e encaminhado sem negociação prévia tem gerado revolta entre os educadores. Conforme divulgado pelo Blog do Sena, o sindicato considera o ato uma afronta ao direito à negociação coletiva e uma tentativa de enfraquecer a luta da categoria.

Com temperaturas mais baixas nos últimos dias, Vitória da Conquista ainda deve registrar mínima de 12,5ºC este mês

A transição dos dias de calor para o frio do inverno tem deixado Vitória da Conquista com temperaturas amenas nos últimos dias, com média de 20 graus. É o outono preparando a chegada do inverno.

Neste mês de maio, os termômetros já registraram 14,5ºC no dia 3 de maio, conforme dados da Estação de Meteorologia da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). No entanto, de acordo com o professor de Climatologia da instituição, Rosalve Lucas, as menores temperaturas de maio costumam ocorrer na segunda quinzena do mês, quando está prevista a mínima de 12,5ºC.

Segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias, em Vitória da Conquista terão mínimas de até 16 graus, com sensação térmica podendo ser menor em razão do vento, entre outros fatores.

Do alto da cidade, na área do Cristo, localizada na Serra do Periperi, são registradas as menores temperaturas da cidade. Nesse ponto, também pode ser contemplada a cidade coberta pela névoa característica das baixas temperaturas.

“Aquela névoa, geralmente, é associada às noites bem frias, próximas às áreas vegetadas ou campos abertos. A névoa é formada pela condensação do vapor de água no ar, próximo à superfície, e estão sempre presentes nas primeiras horas do dia, quando a temperatura está baixa e o sol começa a se levantar. O ambiente fica mais quente e a névoa se dissipa, pois, a pressão atmosférica vai reduzindo gradativamente por causa do calor”, explicou o professor Rosalve Lucas.

A previsão é que as temperaturas continuem caindo à medida que se aproxima a estação mais fria do ano. Para este inverno, estão previstos dias com bastante nevoeiro.

*Link:* https://www.pmvc.ba.gov.br/com-temperaturas-mais-baixas-nos-ultimos-dias-vitoria-da-conquista-ainda-deve-registrar-minima-de-125oc-este-mes/

Ivan Cordeiro promete ir a Brasília mobilizar bancada baiana para construção de viadutos

 

O presidente Ivan Cordeiro participou ontem da audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e saiu bastante insatisfeito da reunião, que teve como objetivo colher propostas da sociedade sobre o novo projeto de concessão da BR-116/324/BA, batizado como Rota 2 de Julho, que prevê R$ 24 bilhões em investimentos ao longo de 30 anos.

Em mensagem encaminhada em lista de transmissão de Whatsapp na manhã desta sexta-feira (9), Ivan afirmou que não resta outra alternativa para construção dos viadutos nas cinco principais saídas de Vitória da Conquista senão recorrer à bancada federal baiana para aporte de recursos via emendas parlamentares coletivas.

“Diante do que presenciamos ontem na audiência da ANTT, é inevitável recorrermos aos nossos representantes na Câmara dos Deputados — especialmente àqueles que receberam expressiva votação em Vitória da Conquista. Tenho articulado com a liderança da bancada baiana no Congresso Nacional para viabilizar emendas parlamentares destinadas à construção dos viadutos que nossa cidade tanto necessita”, afirmou.

 

Ivan também ressaltou a importância do ex-deputado federal Coriolano Sales na mobilização de recursos para construção do Anel Viário Jadiel Matos. “Como afirmei na audiência, se há mais de 20 anos o deputado Coriolano Sales conseguiu, por meio da bancada, os recursos para a construção do anel viário, por que não repetir esse feito agora? É chegada a hora de os deputados federais demonstrarem, com ações concretas, seu compromisso com o povo de Vitória da Conquista”, afirmou, prometendo ir a Brasília em breve para mobilizar a bancada baiana.

Deputado Waldenor quer Vitória da Conquista como prioridade para intervenções na BR-116

A cidade de Vitória da Conquista sediou, na tarde desta quinta-feira (08), uma audiência pública promovida pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para discutir o novo projeto de concessão das rodovias BR-116 e BR-324 na Bahia. O encontro, realizado no auditório do SENAC, foi o terceiro de uma série de quatro audiências públicas e reuniu diversas lideranças políticas e representantes da sociedade civil interessados nos rumos da infraestrutura rodoviária do estado.

A audiência contou com a presença de autoridades como os deputados federais Waldenor Pereira (PT) e Jorge Solla (PT), os deputados estaduais  Zé Raimundo (PT), Fabrício Falcão (PCdoB), Thiago Correia (PSDB) e Hassan Iossef (PP) além da prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (Sheila Lemos), e dos prefeitos Zenildo Brandão (PP) (Jequié) e Cloves Andrade (Planalto). Também participaram o presidente da Câmara Municipal, Ivan Cordeiro (PL), o vice-prefeito Aloísio Alan, o chefe de Gabinete Civil, coronel Ivanildo da Silva, além de secretários e membros do governo municipal.

Durante o evento, foram debatidas as diretrizes do novo modelo de concessão, que prevê investimentos de R$ 24 bilhões ao longo de 30 anos. O projeto contempla 663 quilômetros de rodovias, incluindo trechos cruciais entre Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Estão previstas duplicações, faixas adicionais, viadutos, passarelas e outras melhorias que visam à modernização da malha viária e ao aumento da segurança dos usuários.

O contrato com a atual concessionária, a ViaBahia, se encerra no próximo dia 15 de maio. A partir desta data, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assume temporariamente a responsabilidade pela manutenção das rodovias. A nova licitação para concessão definitiva está prevista ainda para este ano. Durante a gestão do DNIT, a cobrança de pedágios estará suspensa.

Em entrevista ao Blog do Sena, o deputado federal Waldenor Pereira destacou a importância da BR-116 para o desenvolvimento da região Sudoeste da Bahia. Segundo ele, a audiência foi um momento importante para defender os interesses de Vitória da Conquista. Para ele, o terceiro maior município da Bahia deve ser prioridade.

“Um momento especial para Vitória da Conquista e região, por tratar-se de uma das rodovias mais importantes que cortam o estado da Bahia, que tem impacto direto e fundamental no desenvolvimento de Conquista e da região do Sudoeste. Trata-se de um investimento de quase 16 bilhões de reais. Nós estamos aqui, nesta audiência pública, para defender os interesses de Vitória da Conquista e da região. A audiência pública tem esse caráter democrático muito importante, de ouvir as críticas, sugestões, recomendações das lideranças políticas, empresariais, sociais, na perspectiva de que essas recomendações sejam incorporadas ao projeto, possam aperfeiçoar o projeto que foi elaborado inicialmente sob a égide de aspectos estritamente técnicos, né? A Infra S.A., que é uma empresa estatal, elaborou o projeto levando em consideração contagem de tráfego, de viadores, econômicos, sociais, etc. Está precisando agora que a parte política entre em campo para defender os interesses de Vitória da Conquista e da região, em vista da importância da rodovia para o desenvolvimento regional”, afirmou Waldenor.

Questionado sobre os pontos que defende no novo processo de concessão, o parlamentar destacou três prioridades: a antecipação de obras, o início dos investimentos por Vitória da Conquista e a revisão da tarifa de pedágio.

“Olha, em primeiro lugar, eu vou defender que ainda no processo de organização preliminar da concessão, período em que o DNIT assumirá a manutenção da rodovia, imediatamente seja realizado investimento para construção de pelo menos um ou dois viadutos. Vou fazer essa defesa. Em segundo lugar, vou defender que os investimentos iniciem com Vitória da Conquista, porque no projeto não está previsto o início aqui na nossa região. Em terceiro lugar, vou convidar também a população a refletir sobre a composição do preço da tarifa, do pedágio. Não pode o contribuinte sozinho pagar a conta necessária, que o governo federal coloque mais recursos para a gente reduzir o preço final da tarifa, permitindo assim que naturalmente a população possa se beneficiar da estrada”, destacou o deputado.

A audiência pública foi um momento de escuta e manifestação das necessidades regionais, sendo considerada um passo importante para que a nova concessão atenda, de forma mais eficiente, às expectativas dos usuários. A última audiência está marcada para o dia 16 de maio, em Brasília, e poderá ser acompanhada também de forma remota.

Carros ficam destruídos após grave acidente no anel viário de Conquista; Veja o vídeo!

Um grave acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (09) no anel viário de Vitória da Conquista, próximo ao Assaí Atacadista. Dois carros colidiram e um deles capotou.

Após o capotamento, o carro ficou completamente destruído. No vídeo, enviado por um leitor para o Blog do Sena, é possível ver partes do carro vermelho pelo chão. O outro carro envolvido no acidente, de cor cinza, também ficou bastante danificado.

Testemunhas do acidente acionaram equipes Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e da Polícia Rodoviária  Federal (PRF). A ViaBahia também está presente, já que segue na concessão da BR-116 até o dia 12 de maio.

Até o momento, não há informações confirmadas sobre vítimas.

As causas do acidente ainda serão investigadas, mas a suspeita é que o acidente tenha sido causado por excesso de velocidade.

Veja o vídeo:

 

Conquista: Policia Militar evita suicídio de jovem no viaduto do Atacadão

Por volta das 19:30 o CICOM determinou o deslocamento de uma guarnição 78ª CIPM para averiguar uma possível tentativa de suicídio. No local, foi visualizado um indivíduo próximo às grades do viaduto nas imediações do “Atacadão”, em situação de risco iminente de se lançar da estrutura.

Utilizando técnicas de gerenciamento de crises, a guarnição conseguiu dialogar com o jovem de apenas 18 anos, convencendo-o a afastar-se das grades, realizando em seguida a contenção segura, impedindo o de um desfecho trágico.

Compareceu ao local uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar com viatura ABS (Auto Busca e Salvamento), sob comando de uma bombeira militar do 7º BBM.

Também prestou apoio uma guarnição da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Após atendimento pela equipe do SAMU 192, o indivíduo foi conduzido ao Hospital Unimec, acompanhado por familiares.

Fonte Ascom 78ª CIPM

Conquista: Em audiência pública, superintendente da ANTT não apresenta projetos a curto prazo para o município e região


A ansiedade dos movimentos e políticos de Vitória da Conquista e região foi aplacada nesta quinta-feira (08). O superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) disse, indiretamente, durante a audiência pública que aconteceu hoje, que não existem projetos a curto prazo.

A luta pela duplicação do trecho da BR-116 no trecho entre Vitória da Conquista e Jequié, bem como a colocação de viadutos e passarelas nas entradas e saídas do município parecem, apesar de reivindicada por movimentos, ainda parece ter sido deixada para segundo plano.

 

O superintendente Stephane Quebaud apresentou projetos de intervenções para os próximos anos, mas nada que possa abrandar os problemas diários enfrentados pelos usuários da rodovia de imediato. “A duplicação vai do terceiro ao oitavo ano, né? Porque a gente vai duplicar 356 quilômetros ao longo de todo o trecho. Então, basicamente, é nesse período de tempo que é necessário para poder fazer todas essas obras”, disse.

Para uma nova empresa assumir, a expectativa é que demore pelo menos 8 meses, tendo a previsão de ser iniciada uma nova concessão em janeiro do próximo ano. Com a assunção de uma nova empresa, a previsão é de um projeto, mais moderno, apesar de existir um prazo maior. “Esse projeto que a gente está apresentando para vocês, ele é o resultado de muitos anos de experiência da ANTT em termos de contratos. Os últimos contratos que a gente lançou com esse mesmo modelo regulatório estão dando certo. A concessionária faz obras, presta serviços e os usuários estão satisfeitos. É isso que a gente quer”, antecipou.

No primeiro ou primeiros anos, o foco será a qualidade do pavimento apresentado, que também tem sido um ponto de cobrança para os usuários da BR-116 e da BR-324. “O trecho tem R$ 500 milhões de previstos para fazer o pavimento e fazer tapa buracos. Depois vai entrar para a nova concessão. As primeiras medidas é o que? Complementar o que o DENIT já vai adiantar e promover as obras que não foram feitas com o contrato anterior. Além de voltar a ter atendimento médico e mecânico. Então, isso também será muito importante falar isso. A gente tem, infelizmente, ainda muitos acidentes no trecho e é essencial ter atendimento. Mas o que vai acontecer? Quando a nova concessão entrar, ela faz o que a gente chama de recuperação emergencial, trabalhos iniciais: rever o pavimento, obras de drenagem todos os elementos da fase de domínio. Pra ter um rodovia melhor, né? Depois ela vai rever com mais profundidade, por exemplo, o pavimento. O pavimento é o quê? É um corpo que, com o tempo, vai se degradar, né? Então, se eu só fizer o recapeamento, seis meses depois, a primeira chuva vai embora. Então, eu tenho que fazer algo muito mais profundo e isso que vai ser previsto entre o segundo e o oitavo ano”, anunciou.

As tão esperadas passarelas e viadutos, que são tão queridas em Vitória da Conquista e municípios circunvizinhos, ainda não têm um projeto fechado. A ANTT, através das audiências públicas, têm feito uma análise da demanda existente. O superintendente disse que o objetivo é colocar estruturas que sejam de fato utilizadas pela população.

”A gente analisa os trechos urbanos, a existência de acidentes, mas o tipo de pista, quando a gente tem uma pista simples, que é o caso do contorno, se a gente botar uma passarela, vai acontecer o que? As pessoas vão continuar atravessando a pista simples. Por quê? É só atravessar a pista, né? Então a gente não bota, talvez, muitas passarelas. Se for necessário que a sociedade achar que a gente não colocou passarelo suficiente em locais realmente indispensáveis, a gente vai rever nosso projeto. A gente está aqui, gente, para receber contribuições da sociedade”, ponderou.

Enquanto a tão esperada duplicação não vem, a ANTT estuda colocar faixas adicionais para o trânsito de veículos pesados, como carretas e caminhões, a fim d e aumentar a fluidez do trânsito. Já para aliviar o peso da tarifa no bolso dos condutores, mais praças de pedágios devem ser colocadas, mas com valores reduzidos, para que os usuários paguem pela distância que vão percorrer na rodovia.

Conquista: Guarda Municipal acaba com barracos montados por moradores de rua na Praça Vitor Brito

Uma ação da Guarda Municipal, na noite desta quinta-feira (08), abordou várias pessoas em situação de rua na Praça Vitor Brito.

Entre os moradores também estão usuários de drogas que transformaram o local em um trecho perigoso em pleno Centro da cidade. Como o Blog do Sena divulgou em outras ocasiões, a Praça havia se transformado em um local de encontro de usuários e também traficantes.

Durante o dia, usuários de entorpecentes eram vistos no local e até mesmo barracos forma montados no meio da praça. A situação se transformou em um problema social do município, uma vez que a situação já se repetiu em várias partes da cidade, sendo necessária a intervenção da Guarda Municipal para tirar as pessoas dos locais onde se abrigaram.

A cidade dispõe de abrigos para pessoas em situação de rua, contudo, a maioria, especialmente os usuários de drogas, prefere pernoitar nas ruas da cidade.

Os assaltos nos arredores dos locais onde essas pessoas se abrigam preocupa as autoridades, como já aconteceu nas imediações da UPA. Enquanto ações específicas para atender pessoas em situação de vulnerabilidade não são adotadas, a única medida é dispersar essas pessoas dos locais onde se reúnem.

“A ANTT não convidou um município para as audiências públicas”, critica Zé Cocá, prefeito de Jequié


A ansiedade dos gestores acerca da audiência pública da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta quinta-feira (08), se mostrou ainda mais forte na fala das autoridades presentes. Após Feira de Santana sediar a audiência, foi a vez de Vitória da Conquista receber a reunião para discutir a concessão da BR-116 e da BR-324, após a saída da VIABAHIA.

Várias autoridades se fizeram presentes na reunião, incluindo prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP). Pelo município passam trechos perigosos da BR-116, como a Serra do Mutum. “Nós temos dúvidas que são constantes, nós tivemos a BR-116 que foi largada. Tem trechos que eram para ser duplicados desde 2016 e até hoje não foi feito o serviço necessário”, relembrou.

O gestor disse se sentir preocupado com os prazos de intervenções apresentados pela ANTT. “Espero que a gente tenha um plano rápido. O que a gente viu nas outras audiências das outras cidades nos deixa preocupado. A ANTT fala em investimento daqui há três anos, a questão de Conquista investimentos acima daqui de oito anos, investimentos acima de dez anos. Então isso nos preocupa, o que é importante é que a gente discuta pautas rápidos. Se você sair do Paraguaçu pegando a 116, de manhã e à tarde você já tem engarrafamento constante. Se isso continuar, nós entraremos em colapso.Nós temos a Serra do Mutum que é um problema crônico. Se o governo federal não tiver um plano emergente rápido, nós perderemos quantas vidas a mais?”, questionou.

Zé Cocá demonstrou chateação ainda com a falta de convite para as audiências públicas da ANTT, principalmente pelo fato de Jequié ser um dos principais municípios do eixo Vitória da Conquista-Salvador. Ele disse ainda que todos os municípios margeados pela BR-116 precisaria ter feito parte das discussões.

Nenhum município foi convidado para as audiências públicas. Então, de fato, a audiência pública é incerta, desordenada, desorganizada. Eu acho que tinha que acontecer essa parceria, essa discussão. Em todos os municípios, todos, e poderia ter criado os eixos, que seria Conquista, Feira e Salvador. Mas isso não seria dificuldade, mas a gente precisava ter convidado e ter discutido com todos os prefeitos que estão marginando a BR-116”, criticou.