Os candidatos a prefeito e vice de Vitória da Conquista, Zé Raimundo (PT) e Luciana Oliveira (PCdoB), propõem a implantação de uma unidade especializada de atenção à saúde da mulher. De acordo com Luciana, a proposta surgiu nas discussões para elaboração do Plano de Governo Participativo. “Foi construída coletivamente. É o resultado de muito diálogo com o grupo de mulheres que está conosco nessa campanha pela Conquista do Futuro. E Zé prontamente abraçou essa demanda, tão necessária para a nossa cidade”, afirmou a candidata a vice-prefeita.
A proposta de Zé e Luciana é repetir a experiência positiva do Hospital da Mulher (HM), de Salvador, em Vitória da Conquista. Para isso, o candidato e deputado Zé Raimundo buscou apoio junto ao Governo do Estado e o governador Rui Costa (PT) se comprometeu a auxiliar na gestão do equipamento, que já possui importância para mais da metade da população.
“Seguindo o exemplo do sucesso do Hospital da Mulher, implantação que ampliou o atendimento de exames de prevenção das doenças femininas, o governador Rui Costa já se comprometeu em realizar um formato parecido em Vitória da Conquista com o Centro de Saúde da Mulher, uma assistência importante para as mulheres, maioria da nossa população, na prevenção a várias doenças, inclusive o câncer”, destacou Zé.
Em Salvador, o Hospital da Mulher, que recebeu um investimento superior a R$ 40 milhões, é considerado um centro de referência estadual e oferece atendimento nas especialidades de ginecologia, oncologia, mastologia e reprodução humana. A iniciativa é resultado de uma importante luta do Governador do Estado, que perdeu a mãe em uma batalha contra o câncer de mama, cujo diagnóstico tardio dificultou o tratamento.
Com Zé Raimundo, Luciana e Rui Costa, Vitória da Conquista retomará uma parceria necessária para a cidade voltar a ser referência em serviços de saúde.