Em discurso na Assembléia Legislativa na última terça-feira (16), o deputado estadual José Raimundo Fontes (PT) criticou a crise no transporte público de Vitória da Conquista, e atribuiu o problema à má gestão do prefeito Herzem Gusmão/MDB). Ele considerou a promessa do prefeito de legalização das vans como demagogia, e falou sobre intervenção ao governo municipal.
Zé Raimundo apontou que a cidade “está mergulhada em um verdadeiro caos do transporte urbano”. “O atual prefeito foi eleito prometendo resolver o problema do transporte público. Sabemos que tinha alguns desafios e mudanças a ser realizadas, mas de forma demagógica e irresponsável ele disse que ia legalizar as vans”, contou.
Segundo o deputado, Conquista tinha antes um bom transporte público, baseado em uma estrutura com rigor social e voltado para a ampliação gradual de acesso aos bairros periféricos e da zona rural. “Uma realidade que nós construímos na primeira gestão de Guilherme, modesta parte na minha gestão, contratando o Instituto de Pesquisa Tecnologia de São Paulo para acompanhar todas as dimensões do transporte coletivo, e o atual prefeito simplesmente não regulamentou e hoje está um caos”, disse.
Zé Raimundo avaliou que o Herzem Gusmão está “perdido”. “Dizem até que tem um poder paralelo entrando no transporte em Conquista e o prefeito está perdido, brigando com todo mundo, com seus assessores com os partidos”, disse. “E os assessores dele sabem, engenheiros sabem, a cidade sabe que foi uma demagogia, uma irresponsabilidade política”, completou referindo-se a promessa de Herzem de legalização das vans.
O parlamentar ainda reforçou: “Está um caos total, não sabemos para onde iremos. Talvez uma intervenção seja necessária se o prefeito não garantir a governabilidade da cidade”, alertou. “Por isso nosso repúdio e protesto”, frisou.