Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Xandó requer tombamento estadual do Teatro Carlos Jeohvah e Mercado Municipal de Artes


O vereador Alexandre Xandó (PT) solicitou ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) o tombamento estadual do Teatro Carlos Jeohvah e do Mercado Municipal de Artes de Vitória da Conquista. A proposição surgiu a partir da demanda do movimento artístico da cidade pela preservação desses patrimônios, bem como dos rumores de que a Prefeitura de Conquista pretendia demolir o prédio.

O Teatro, que leva o nome do importante artista que com a Obra “Auto da Gamela” levou o nome de Vitória da Conquista para o Brasil e o mundo, está fechado há mais de 3 anos, sem nenhum plano de reestruturação. No caso do Mercado, uma mobilização das artesãs ainda em 2021 impediu que a prefeitura interditasse o prédio.

Para Xandó, “ao invés da prefeitura apresentar um plano de reestruturação do prédio, ela prefere deixar se deteriorando até que se opere o verdadeiro propósito, que é derrubar o prédio para especulação imobiliária do centro”. Por isso a ideia de buscar o tombamento pelos órgãos estaduais, frisou o parlamentar.

As normas do IPAC prescrevem que qualquer pessoa interessada pode requerer o tombamento do patrimônio material. Com o tombamento, qualquer intervenção interna e externa no prédio só poderá ser feita mediante autorização do órgão estadual. Em Vitória da Conquista, a Casa de Dona Zaza, na praça Barão do Rio Branco, é um exemplo de prédio público tombado e bem conservador por parte do IPAC.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também