Um dos temas mais comentados na cidade é o empréstimo de 160 milhões de reais que a Prefeita Sheila Lemos quer que a Câmara de Vereadores aprove. Ocorre que o projeto foi apresentado sem nenhuma minuta de contratos, balancetes fiscais ou indicativo de onde serão gastos e vários vereadores já manifestaram que não irão votar em um “cheque em branco”.
O Vereador Alexandre Xandó (PT) apresentou um requerimento à Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, solicitando que antes de a comissão dar qualquer parecer, determine à Prefeitura que apresente um documento com a previsão de impactos financeiros, custo benefício, descrição do projeto e balancetes fiscais.
O Vereador, que é advogado e Professor de Direito da UNEB falou à nossa redação: “Nós somos guardiões do dinheiro do povo conquistense e precisamos ter responsabilidade! Herzem tomou 110 milhões de empréstimos, Sheila solicitou no ano passado e nós aprovamos um empréstimo de 350 milhões. Mas antes mesmo de receber o que já foi aprovado, ela quer tomar outro de 160 milhões, e mandou pra Câmara um projeto sem qualquer descrição do que pretende fazer. Não podemos aceitar uma ilegalidade dessas, por isso solicitei à CCJ que busque várias informações antes de dar seu parecer, e quando os tiver em mãos, que convoque uma audiência pública com os vereadores e sociedade para discutir o tema.”