O deputado federal Waldenor Pereira se reuniu nesta quarta-feira (21) com o secretário Especial do Programa de Parcerias e Investimentos da Casa Civil, Marcus Cavalcante, em Brasília, para tratar sobre o Projeto do Perímetro Irrigado do Rio Brumado em Livramento de Nossa Senhora, defendendo a sua inclusão no plano de investimentos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal, em atendimento a uma demanda da prefeita Joanina Sampaio e da ADIB- Associação do Distrito de Irrigação do Brumado.
“O perímetro irrigado de Livramento está defasado do ponto de vista tecnológico e precisa de uma requalificação urgente para atender à demanda atual dos produtores de frutas da região. Idealizado ainda no final da década de 1970 e constituído em 1987 para uma área irrigada de 5 mil hectares, hoje se estende por mais de 10 mil hectares com quase mil irrigantes. Uma expansão que se deu sem planejamento da capacidade hídrica regional”, explica Waldenor.
O deputado tem sido um dos históricos defensores do novo projeto do perímetro irrigado, que atualmente tramita no Ministério da Integração Regional. Além disso, ele já aprovou emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com o intuito de alocar recursos no Orçamento da União para a obra e já defendeu junto à bancada da Bahia investimentos para o projeto.
“Desta vez, estamos aqui solicitando a inclusão deste importante projeto no PAC, o que vai impactar positivamente toda a Bacia do Paramirim e Serra Geral, principalmente os municípios de Livramento e Dom Basílio, já históricos produtores de manga e outras frutas diversas”, acrescentou o parlamentar.
Por recomendação do ministro da Casa Civil Rui Costa, o secretário Especial convocou todos os diretores da pasta para a reunião, devido a relevância regional do projeto, que prevê investimentos de aproximadamente R$ 50 milhões.
“Estamos muito agradecidos ao ministro Rui Costa e ao secretário Marcus Cavalcanti pela receptividade à nossa demanda e muito esperançosos de ver o nosso pedido atendido e contribuindo para o fortalecimento da agricultura e economia da nossa região”, concluiu o deputado Waldenor.