A proposta de criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia, em Vitória da Conquista, foi reforçada em reunião realizada ontem (13), no Ministério da Educação, por uma delegação de deputados e dirigentes acadêmicos baianos. O encontro, em Brasília, foi articulado pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA) e teve a participação do deputado estadual Zé Raimundo, vice-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia. Tratou também do pleito para ampliação de cursos do Instituto Multidisciplinar em Saúde da UFBA/Campus Anísio Teixeira.
O MEC esteve representado na reunião pelos secretários Leonardo Barchini (Executivo), Alexandre Brasil Carvalho da Fonseca (Educação Superior) e Marcelo Bregagnoli (Educação Profissional e Tecnológica). Além de Waldenor Pereira e Zé Raimundo, compuseram a delegação baiana os deputados federais Lídice da Mata (PSB), coordenadora da bancada baiana na Câmara Federal,
Alice Portugal (PC do B) e Jorge Solla (PT); a reitora do IFBA, Luzia Matos, o vice-reitor da UFBA, Penildon Silva Filho, e os dirigentes do campus conquistense da UFBA, Márcio Vasconcelos; do campus conquistense do IFBA, Felizardo Rocha, e de Programa da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde, Suzana Ribeiro.
Para o deputado Zé Raimundo, o pleito da criação da Universidade Federal do Sudoeste da Bahia tem tudo para ser contemplado, já que presidente Lula anunciou a criação de um novo campus da UFBA em Jequié, dentro das prioridades do PAC-3. “Com isso, e a ampliação dos cursos do campus Anísio Teixeira, acredito que as condições para a nova universidade vão sendo trabalhadas”, avaliou.
IFBA
A comitiva baiana solicitou da direção do MEC a trasnformação do IFBA de Vitória da Conquista no IFBA Sudoeste, reunindo os campi da região. Também reivindicou do Ministério uma análise de
viabilidade de mudança na Tipologia no Instituto Federal da Bahia – IFBA/ Campus Vitória da Conquista, que vai permitir a ampliação de recursos, infraestrutura e a oferta de cursos.
Repercussão na ALBA
Já em Salvador nesta quarta-feira (14), o deputado Zé Raimundo falou na tribuna do plenário sobre a reunião no MEC, que avaliou como “muito positiva”, com os dirigentes do ministério manifestando disposição para encaminhar estudos de viabilidade das propostas da comitiva baiana, composta de parlamentares históricos da base de apoio do Governo Lula.
“Todos os parlamentares da nossa delegação tiveram papel importante na ampliação da rede de ensino de ensino na Bahia. A gente sempre esteve ligado às áreas da ciência, do saber e da cultura e foi graças aos nossos governos que a rede de ensino superior na Bahia foi ampliada. É bom lembrar que, antes do presidente Lula, a Bahia contava com uma universidade federal e o interior do estado não tinha curso superior”, enfatizou Zé Raimundo.