Depois da vitória obtida no Congresso Nacional com a aprovação e promulgação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), uma nova luta vai exigir o mesmo nível de mobilização dos professores e entidades envolvidas, com a ameaça de extinção do piso nacional do magistério, destacou o deputado federal Waldenor Pereira, coordenador do Núcleo de Educação e Cultura do PT na Câmara Federal e no Senado.
O alerta do parlamentar para a necessidade de nova mobilização foi durante o debate sobre educação do Programa de Governo Participativo do município de Barra do Choça, na sexta-feira (04), que está sendo elaborado pelos pré-candidatos a prefeito e vice-prefeita, Professor Saturnino e Juliana Amorim, respectivamente. Segundo ele, em 10 anos o Piso do Magistério, implantado no Governo do Presidente Lula, garantiu aumento real de 74% para a categoria, através do CAQ (Custo Aluno-Qualidade). Agora é preciso uma mobilização intensa para barrar a estratégia de acabar com o piso.
O deputado acusou o Governo Federal de tentar promover o desmonte da educação pública, reduzindo drasticamente os investimentos e acabando com vários programas e ações dos governos petistas, a exemplo do Ciência Sem Fronteiras e do Reuni . Ele participou do debate junto com a pedagoga Edite Rosa Dias, professora da rede municipal, do professor do IFNMG, Jandresson Dias Pires, e da graduanda em pedagogia, Ana Paula de Jesus dos Santos.