Nas eleições municipais de 2020, em Vitória da Conquista, um dos assuntos mais comentados foi a possível “compra de voto” da chapa de Herzem Gusmão (MDB) e Sheila Lemos (União Brasil). Os indícios de “uso da máquina pública” chegaram a ser denunciados a ela 39ª Zona Eleitoral, em uma ação movida pelo Partido dos Trabalhadores alegando uso indevido da máquina pública, abuso de poder político e dos meios de comunicação.
O Ministério Público Eleitoral negou a ação, em fevereiro deste ano, afirmando que as “alegações apresentadas pelo Partido dos Trabalhadores não conseguiram comprovar o abuso do poder econômico, corrupção ou fraude durante as eleições de 2020”. Mas, o partido se posicionou contrário a decisão da justiça afirmando que a falta de “provas se deu pela demora do Poder Judiciário em conceder as liminares de busca e apreensão pedidas logo no início da ação”.
Nas eleições municipais de 2024, o PT teme que essa situação se repita. Mas, em entrevista ao Blog do Sena na segunda-feira (22), o deputado federal, Waldenor Pereira, declarou que acredita que a população não se deixará mais enganar com “falsas promessas.
“Infelizmente eu acho que isso vai acontecer. Agora eu estou muito esperançoso com a população de Vitória da Conquista, que é uma população politizada, uma população progressista, uma população que já experimentou promessas não cumpridas, acho que não vai cair nessa conta do vigário novamente. Eu sei que eles vão tentar, sem dúvidas nenhuma repetir essa estratégia de enganação da população”, disse Pereira.
O deputado afirmou que acredita na memória do povo de vitória da Conquista. Para ele, algumas obras do Governo Municipal que não foram ainda executadas e/ou, não foram realizadas de maneira inadequadas, são bons exemplos do não cumprimento de promessas da gestão atual.
Ele recordou as obras de pavimentação de 57 ruas, que até o momento, apenas 11 receberam o asfalto. Ainda assim, moradores reclamaram da qualidade do asfalto que foi utilizado. As obras são realizadas pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A verba de R$ 8 milhões para o projeto total foi resultado de emenda parlamentar apresentada pelo deputado federal Elmar Nascimento, articulada pela prefeita Sheila Lemos.
“Mas a população de Vitória da Conquista, pelo que passou, e está comprovando na prática que foi, infelizmente, que foi uma estratégia de enganação, de mentiras, de conteúdo exatamente eleitoreiro, não vai cair novamente”, contou Pereira.
Waldenor ainda ressaltou que acredita que a população de Vitória da Conquista deseja mudança e melhorias para a cidade. “Nossa expectativa é que a população possa permitir a mudança para Vitória da Conquista, para Conquista voltar a crescer, se desenvolver a volta a receber os investimentos que ela merece e necessita para o seu desenvolvimento”, declarou.
A atual prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, já declarou que irá buscar a reeleição nas eleições de 2024. O principal adversário será o candidato da chapa do Partido dos Trabalhadores, que reúne os partidos da Federação (PV e PCdoB), além de partidos aliados.
Apesar de, até o momento, o PT não ter confirmado e nem divulgado qual nome sairá candidato à Prefeitura de Vitória da Conquista, as especulações políticas indicam que o nome de Waldenor Pereira vem com mais força e apoio. No entanto, outros nomes também estão à disposição, como é o caso dos vereadores Alexandre Xandó, Viviane Sampaio e Valdemir Dias, todos do PT. Mas, segundo eles, o nome só será definido após diálogo interno e com os partidos aliados.