A folha de São Paulo divulgou nessa sexta-feira (16) um modelo estatístico que estima a velocidade da covid-19 considerando intervalos de 30 dias, dos estados e cidades brasileiras.
É possível pesquisar sobre a situação de cada município brasileiro. Em Vitória da Conquista, a média móvel dos últimos 7 dias, o gráfico mostra que a situação do número constante de novos casos de covid-19 é estável. No entanto, ressalta que ainda está em volume significativo e acelerado. Ao comparar a média móvel dos últimos 14 dias, os casos estão em crescimento.
Já em toda Bahia, o gráfico mostra que os casos de covid-19 estão desacelerando e o número de novos casos estão em queda. Até o dia 16 de outubro, a Bahia registrou 332.898 casos de covid-19 e 7.267 mortes em decorrência da doença
De acordo com o jornal, o modelo estatístico desenvolvido se baseia na evolução dos casos em cada local (cidade, estado, país) e tem como parâmetro um período de 30 dias, com mais peso para o período mais recente.
E ainda explica que, com isso, é medida a aceleração da epidemia, ou seja, a forma como o número de novos casos cresce ou diminui. Os números são atualizados diariamente (a cada atualização, o dia mais antigo da série de 30 dias sai do cálculo).