Nesta segunda-feira (15), a votação um projeto de lei completar, de autoria do poder executivo, na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, gerou princípio de discussão entre o presidente da Casa, Luciano Gomes (PR), e o vereador David Salomão (PRTB). Entre as farpas trocadas, Salomão levantou a voz e disse: “Você não manda aqui!”, e Luciano retrucou: “Nem você!”.
A confusão começou quando o presidente da Câmara abriu para discussão o projeto de lei completar nº 001/2017, de autoria do Poder Executivo. Salomão fez o pedido de vista ao projeto. No entanto, logo em seguida, Luciano pediu desculpa informando que o projeto não estava mais em discussão e abriu votação.
Exaltado, David Salomão passou a questionar: “Não vai abrir pro plenário?”. Em resposta, Luciano reforçou: “Não. Já teve todas as discussões, é redação final”. Salomão se levantou e continuar pedir vista ao projeto. O presidente passou a disparar: “Quem decide é a Mesa! (…) Não vai abrir pra discussão porque você não manda nos vereadores e nem na lei. Você que fala tanto sobre as leis, cumpra!”, frisou.
Sem ser captado pelos microfones, Salomão gritava afirmando que os projetos importantes para o município não entravam em pauta, mas os projetos do executivo tinham prioridade. O presidente prosseguiu com as votações sem dar ouvidos ao colega que continuava contestando a decisão.
2º round – Ao final das votações, Salomão pediu novamente a fala e o bate- boca continuou:
“Quero que conste em ata que o meu pedido de vista foi negado. Projeto do Executivo tem tido andamento conforme o regimento, mas projeto com da polícia do município e da Embasa, da minha autoria, não vem pra votação”, disse Salomão, afirmando que irá tomar as medidas legais cabíveis. “Aqui não tem patrão. Todos os vereadores tem autonomia para representar o povo”, completou.
Luciano esclareceu que todos os projetos da Câmara estão sendo encaminhados dentro do prazo, e acusou o colega de não ter feito o mesmo quando era presidente da Comissão de Justiça, Legislação e Redação Final. “Muito ao contrário do que fazia David Salomão quando era presidente da Comissão, que só dava parecer para os projetos dele, e era contrário aos projetos dos outros vereadores”, disparou.(…) “Só é ilegal quando não é dele”.
Ainda em tom de discussão, Salomão gritou: “Você não manda aqui!”, e foi retrucado rapidamente pelo presidente da Casa: “E nem você!”
Para evitar maiores discussões, Luciano declarou encerrada a sessão.