Vitória da Conquista sedia na próxima quinta-feira (22) o Encontro de Articulação pela criação da Região Metropolitana. O objetivo é consolidar esforços e estratégias para a aprovação do projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa da Bahia.
Segundo o presidente da Câmara de Vitória da Conquista, Ivan Cordeiro – organizador da atividade –, a criação da Região Metropolitana representa um passo fundamental para promover o desenvolvimento sustentável, melhorar os serviços públicos e fortalecer a identidade regional do Sudoeste.
“O convite foi dirigido aos presidentes de Câmaras dos 37 municípios que vão integrar a futura Região Metropolitana. A mobilização desses líderes é essencial a tramitação do projeto de lei. É fundamental fortalecer esse movimento e garantir que a região avance de forma coordenada”.
A proposta de criação da Região Metropolitana do Sudoeste da Bahia foi apresentada pelo deputado Vitor Azevedo (PL), que também propôs a criação do Conselho de Desenvolvimento e Integração da Região Metropolitana do Sudoeste Baiano (CRMSB).
De acordo com a proposição, a região metropolitana será constituída pelo agrupamento dos municípios de Vitória da Conquista, Brumado, Itambé, Itapetinga, Macarani, Maiquinique, Itarantim, Potiraguá, Iguaí, Nova Canaã, Caatiba, Anagé, Aracatu, Barra do Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Guajeru, Jacaraci, Licínio de Almeida, Maetinga, Mirante, Mortugaba, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeirão do Largo, Malhada de Pedras, Tanhaçu, Ituaçu e Tremedal.
A atividade acontece às 9h, no Hotel Esplendor, na Avenida Brumado.