Quase 300 noves já estão confirmados para disputa das 21 cadeiras da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. Até o início da manhã desta sexta-feira, 12 partidos registram 296 candidaturas.
Este ano, pela primeira vez, os partidos não puderam realizar coligações para o cargo de vereador. Somente na eleição de prefeito foi possível a junção de partidos.
Até o momento, de todos os candidatos registrados, 32,9% é do sexo feminino. A legislação eleitoral reserva o percentual de 30% para que mulheres possam ser candidatas. Vitória da Conquista tem 231.176 eleitores, sendo que 54% são do sexo feminino e 46% do sexo masculino.
O MDB, partido do atual prefeito Herzem Gusmão registrou 24 candidaturas. O Podemos concorrerá às eleições do legislativo conquistense com 32 candidatos. O PCdoB formalizou 32 candidaturas, o PSC registrou 32 candidatos e o Psol terá cinco candidatos a vereador.
Outros partidos que registraram candidaturas foram – Avante (26 candidaturas), PSB (25 candidaturas), PSD (10 candidaturas), PSDB (31 candidaturas), PTB (22 candidaturas), PTC (32 candidaturas) e Republicanos (25 candidaturas).
Outros 14 partidos estão aptos a registrar candidatos, desde que os nomes tenham sido aprovados em convenção. O prazo termina neste sábado (26) e a campanha começa oficialmente no domingo (27). Em 2016, 386 candidatos foram registrados para as eleições municipais.
Para a eleição de prefeito, quatro dos sete candidatos aprovados nas convenções partidárias já efetuaram seus registros de candidatura.
*Agência Sertão