A cidade de Vitória da Conquista ganhou destaque na impresa de toda Bahia. Isso porque na última semana, o Indice de Progresso Social (IPS) 2024 divulgou o levantamento que aponta a terceira maior cidade como a melhor para se viver em todo o estado baiano.
Nos sites da capital, Vitória da Conquista ganhou importante espaço. Veículos como Jornal A Tarde, Alô Alô Bahia, Correio da Bahia, Jornal Folha do Estado, noticiaram o levantamento do IPS. Outros veículos do interior do estado também deram destaque para Conquista.
O Blog do Sena noticiou em primeira mão o levantamento do IPS, no dia 8 de julho. A cidade se destacou entre os 417 municípios baianos avaliados, obtendo o melhor IPS: 64,03. A nota superou, a Salvador que chegou a 63,80.
O IPS é uma metodologia que avalia a qualidade de vida da população no Brasil de forma multidimensional. Além de avaliar se as pessoas têm o necessário para prosperar, indo além das métricas tradicionais e paradigmas econômicos, ela permite comparar municípios, estados e regiões.
Nas necessidades humanas básicas e bem-estar, Vitória da Conquista obteve notas de 75,69 e 66,24. Também foi bem pontuada nos aspectos moradia, segurança, acesso ao conhecimento, direitos e liberdades individuais e de escolha. O município ainda se destacou em pontos como nutrição e cuidados médicos básicos, queda da mortalidade infantil até 5 anos, e a subnutrição. Mas teve nota baixa na cobertura vacinal contra a poliomielite, inclusão social e acesso à educação de nível superior, ficando atrás de Salvador.
Em relação a água e saneamento, o município teve nota de 84,46, considerada neutra pelo Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM), com destaque para o índice de abastecimento de água.