Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vitoria da Conquista e mais 300 municípios baianos vão paralisar atividades nas prefeituras nesta quarta-feira (30)

Random image

A maioria das Prefeituras da Bahia farão uma paralisação nesta quarta-feira (30). Denominada “Sem FPM Não Dá”, a paralisação conta com a adesão de milhares de municípios em todo o País em virtude da queda dos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Só na Bahia, 301 munícipios vão parar as atividades. Apesar das críticas recebidas, especialmente por ex-aliados, a prefeita Sheila Lemos (União Brasil) aderiu ao movimento e a Prefeitura de Vitória da Conquista, terceira maior cidade do estado, integra a lista. Outras cidades que também vão paralisar são Juazeiro, Luís Eduardo Magalhães, Brumado e Jequié.

Para se ter uma ideia da importância do movimento, a mobilização é um marco já que representa a união dos municípios do Nordeste e de outras regiões do país, como Minas Gerais, no Sudeste, de diferentes partidos e ideologias políticas, contra à crescente preocupação das prefeituras em relação à queda dos recursos do FPM, um dos principais pilares do financiamento das administrações municipais no país. Essa redução tem impactado diretamente a capacidade das prefeituras de fornecer serviços essenciais à população, como saúde, educação e infraestrutura.

A iniciativa de fechar as portas por um dia não é apenas um gesto de protesto, mas uma estratégia para sensibilizar os governos estadual e federal e a população sobre a gravidade da situação financeira que as prefeituras enfrentam. Apesar da paralisação, o funcionamento dos serviços considerados essenciais como saúde, educação e infraestrutura serão mantidos.

MUNICIPIOS_30AGOSTO_ADESAO301


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também