Nesta sexta-feira (5), ao receber do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Ferreira, o certificado emitido pela Embratur, que oficializa a inserção de Vitória da Conquista no mapa federal do turismo, a prefeita Sheila Lemos deu por encerrada a segunda edição do Seminário Regional de Desenvolvimento Econômico, iniciada ontem (4).
“Existem várias formas de turismo. E Vitória da Conquista e a região Sudoeste passam a fazer parte, oficialmente, do turismo na Bahia”, declarou a gestora.
Outro momento simbólico do segundo dia do evento foi a entrega da versão final do Plano Municipal de Turismo (Planturis), documento elaborado em 2022, que se propõe justamente a colocar Vitória da Conquista na rota turística, abrindo possibilidades para que o município possa ter acesso a editais específicos abertos pelo Ministério do Turismo. Com esse avanço, torna-se possível, também, a abertura de oportunidades para que empresários locais do setor de turismo tenham acesso a créditos em melhores condições, especialmente junto aos bancos públicos.
Outro tema a permear os debates foi o Polo Têxtil de Vitória da Conquista, cujo principal impacto, de acordo com as previsões do Governo Municipal, é a geração de milhares de novos empregos, já na primeira etapa do processo de implantação. “Não é mais um projeto. É uma realidade. Em pouco mais de um ano, o Polo Têxtil fomentará oito mil postos de trabalho”, apostou Marcos Ferreira.