A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta quinta-feira (9), mandado de busca e apreensão em Vitória da Conquista, como parte da Operação Cópia e Cola, que investiga um esquema de corrupção envolvendo recursos públicos destinados à saúde no município de Sorocaba, interior de São Paulo.
Entre os alvos da operação está o prefeito de Sorocaba e influenciador digital Rodrigo Manga (Republicanos), conhecido por sua atuação nas redes sociais, especialmente no TikTok. Agentes da PF estiveram na residência do gestor para cumprir mandado de busca e apreensão.
Ao todo, cerca de 100 policiais federais estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão nas cidades paulistas de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Votorantim, Itu, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santo André, São Caetano do Sul, Santos, Socorro, Santa Cruz do Rio Pardo e Osasco, além da cidade baiana de Vitória da Conquista, a única fora do estado de São Paulo.

As investigações, iniciadas em 2022, apuram fraudes na contratação de uma Organização Social (OS) responsável pela gestão de serviços de saúde em Sorocaba. De acordo com a PF, foi identificado um esquema de lavagem de dinheiro por meio de depósitos em espécie, pagamentos de boletos e transações imobiliárias.
Os envolvidos poderão responder por corrupção passiva e ativa, ocultação de capitais, peculato, contratação direta ilegal e frustração de licitação, de acordo com a conduta individual de cada investigado.
A operação busca desarticular toda a estrutura criminosa responsável pelo desvio de verbas públicas, com foco na recuperação dos valores desviados e na responsabilização dos agentes envolvidos.