No começo da noite deste último sábado(08), por volta das 19h, um jovem de 18 anos foi vítima de homofobia e espancado próximo ao supermercado Aliança, no bairro Patagônia, em Vitória da Conquista. A vítima foi agredida por um homem que fingiu estar interessado nele, quando ambos estavam em um ônibus circular. O boletim de ocorrência foi registrado no Distrito Integrado De Segurança Pública (DISEP). O Blog do Sena conversou com a vítima, mas por medidas de proteção ao mesmo, optamos por preservar sua identidade.
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção de Vitória da Conquista, por meio da Comissão de Diversidade Sexual e da Comissão de Direitos Humanos, está acompanhando o caso e prestando assistência jurídica à vítima. O exame de corpo de delito foi realizado na manhã desta segunda-feira(10), e a investigação da Polícia Civil buscará imagens das câmeras do ônibus para identificar o agressor.
Entenda o caso – Segundo o jovem, ele conheceu o rapaz que o agrediu no ônibus circular, quando estava a caminho de sua casa. Os dois começaram a “flertar” e combinaram de ir para um lugar mais reservado. Ao descerem no ponto de ônibus próximo ao supermercado Aliança, no bairro Patagônia, o jovem foi surpreendido por um soco no rosto, seguido de vários ponta-pés.
A vítima conta que ao conseguir segurar o pé do homem, o derrubou e saiu correndo em direção à sua casa. No trajeto, um carro o atropelou. O motorista prestou socorro e levou o jovem para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Ainda segundo a vítima, a equipe médica afirmou que as lesões graves foram causadas pela agressão e não pelo atropelamento. O Blog do Sena entrou em contato com a UPA para confirmar o relato, no entanto, o Artigo 75 do cap IX do Código de Ética, veda a divulgação de tais informações, mesmo com a autorização do paciente.
O jovem ainda está bastante abalado com a situação, mas espera que o ocorrido sirva de alerta para os demais jovens LGBTs de que “qualquer um pode ser um agressor em potencial” e para chamar atenção das autoridades para crimes de homofobia em Conquista.