Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vítima de Covid-19, hoje completa um ano de morte de Herzem Gusmão

Foto: PMVC

A morte de Herzem Gusmão completa um ano nesta sexta-feira (18). O ex-prefeito de Vitória da Conquista, faleceu em 2021 em decorrência das complicações da Covid-19. Ele deixou a esposa Luci Freire Gusmão, os filhos Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur.

O dia será marcado por homenagens à memória do gestor. Na Igreja Santa Dulce, às 17h, será realizada uma missa de um ano de seu falecimento. Além de familiares e amigos, políticos também devem comparecer para prestar a homenagem. 

Herzem Gusmão testou positivo para o coronavírus no dia 7 de dezembro e passou a receber os primeiros cuidados médicos em casa. Ele apresentou uma piora e precisou ser internado no Hospital Samur, em Vitória da Conquista. Com o pulmão cada vez mais comprometido, ele foi transferido para o hospital em São Paulo e ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Apesar dos esforços médicos, Herzem não resistiu e veio a óbito.

O emedebista não chegou a receber a vacina contra Covid-19, já que a vacinação no Brasil foi iniciada só no mês de janeiro de 2021. Apesar dos esforços médicos, Herzem não resistiu e veio a óbito. O emedebista não chegou a receber a vacina contra Covid-19, já que a vacinação no Brasil foi iniciada só no mês de janeiro de 2021. 

 

 

 

Trajetória

Herzem Gusmão Pereira nasceu em Vitória da Conquista no dia 2 de junho de 1948. Ele foi casado com Luci Freire Gusmão, com quem teve três filhos: Thayse, Danilo e Erica, e um neto, Arthur. Filho de Eunildo Gusmão Pereira e Zilda Gusmão Pereira, Herzem é Bacharel em Direito, fez pós-graduação em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. 

Foi na rádio que Herzem começou a escrever a sua história.  Ele apresentou por mais de 40 anos o programa de Rádio, Resenha Geral, levando diariamente ao ar pela Rádio Clube FM. Com sua voz marcante, Herzem noticiou fatos importantes de Vitória da Conquista e também foi um dos principais críticos do governo do PT na cidade. 

Herzem inicou sua carreira política no PSB (1995 a 2007), depois se filiou ao PSDB (2007 a 2009) e, por último, ao MDB. Em 2012, Herzem se candidatou para prefeito de Vitória da Conquista. No entanto, na ocasião, perdeu para o então prefeito Guilherme Menezes do PT. 

 Em 2016, foi eleito prefeito de Vitória da Conquista pelo MDB, com 57,58% dos votos válidos ao derrotar o deputado estadual Zé Raimundo, dando fim a um período de 20 anos de gestões petistas na cidade. 

Nas eleições de 2020, Herzem Gusmão saiu mais uma vez vitorioso ao receber 97.364 votos do eleitorado.  Ele teve 54% dos votos válidos, contra 46% de Zé Raimundo (PT), com quem disputou o segundo turno na cidade. Com a sua morte, a Prefeitura de Vitória da Conquista foi assumida por Sheila Lemos (DEM), a vice-prefeita da sua chapa.

 


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também