Um leitor entrou em contato com o Blog do Sena para relatar um acontecimento inusitado na última quarta-feira (25), noite de Natal. Um motorista se deparou com cerca de 15 cavalos soltos na Avenida Bartolomeu de Gusmão, em Vitória da Conquista.
Os animais estavam solto e transitando livremente no meio da avenida, aumentando risco de acontecer um acidente. No último dia (19), um motociclista morreu após a moto em que estava colidir contra um cavalo na BR-116, no trecho próxima à Lagoa das Flores.
Quase semanalmente nossa reportagem recebe relatos de animais soltos em diversas vias da cidade. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) informou que recolhe diariamente uma média de 6 animais em vias do perímetro urbano de Vitória da Conquista.
Os animais recolhidos pela equipe da Secretaria, são recebidos também animais capturados pela Via Bahia e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Os proprietários que quiserem liberar seus animais, devem ir ao curral, pegar uma ficha com o plantonista, onde constam as características dos animais e o dia de entrada. Ao receber essa ficha, o proprietário procura o setor de posturas, onde vai pagar uma multa de R$ 32,43 por cabeça e, se tiver diárias, vai pagar R$ 20,88 por diária.