Na manhã desta segunda-feira (24), uma ação conjunta organizada pela Vigilância Sanitária (Visa) foi realizada no Centro Comercial Fernando Spínola (Mercadão), localizado na Praça da Bandeira. Além da Visa, participaram a Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), a Polícia Administrativa da Secretaria de Serviços Públicos e a Guarda Municipal.
Segundo o coordenador da Visa, Maico Mares, a ação foi realizada em atendimento ao Ministério Público Estadual, que solicitou um relatório sanitário do mercado. “Neste primeiro momento fizemos uma fiscalização instrutiva, analisando as instalações gerais como infraestrutura e condições de armazenamento das mercadorias. Vamos enviar o relatório ao Ministério Público e continuar com o nosso trabalho de fiscalização”
A vistoria das equipes contou com a presença do síndico do Mercadão, Marcone Oliveira, que parabenizou a Visa pela iniciativa. “Essa ação de instrução veio somar para a melhoria do nosso atendimento aqui, dos alimentos e demais produtos que comercializamos”, comentou Marcone. Ele explicou que atualmente o local conta com 220 boxes.
A equipe do Procon verificou os pontos referentes ao Código de Defesa do Consumidor. Segundo o coordenador do Procon, Rafael Meira, foram verificadas as condições de segurança e saúde do estabelecimento. “Verificamos a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor no estabelecimento para consulta e questões de acessibilidade”.
O gerente de Posturas, Joelson Moreira, explica que a equipe da polícia administrativa verificou a parte da legalização. “Verificação do CNPJ e as extensões comerciais, quando o comerciante pega sua mercadoria externa e coloca nos corredores e ruas dificultando a passagem das pessoas. Em resposta ao Ministério Público nós iremos fazer esse relatório e também orientar ao condomínio”.