Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vereadores e Conselho de Saúde verificam irregularidade apontadas em auditoria no Hospital Esaú Matos

Random image


O Hospital Esaú Matos recebeu nesta terça-feira, 28 de setembro, a visita de membros do Conselho Municipal de Saúde, representantes do Conselho Curador, membros da Fundação de Saúde de Vitória da Conquista e dos vereadores Viviane Sampaio (PT) e Ricardo Babão (PCdoB). A visita foi um encaminhamento da reunião realizada no dia 16 de setembro, quando os diretores da Fundação apresentaram justificativas para os problemas apontados na auditoria realizada pela Secretaria Estadual da Saúde, entre outubro de 2017 e março de 2018.

De acordo com a vereadora Viviane Sampaio, presidente das Comissões de Saúde e Assistência Social e de Direitos Humanos, Cidadania e Defesa da Mulher, essa visita é uma continuidade do trabalho de apuração e fiscalização a partir das não-conformidades apresentadas pelo Relatório da Auditoria Nº 4.384. “Nosso objetivo foi fazer uma vistoria in loco, principalmente para observar a estrutura física e algumas questões documentais”, explicou.

Para o vereador Ricardo Babão, membro da Comissão de Saúde, a vistoria se faz necessária para garantir o bom funcionamento da instituição e a qualidade do serviço prestado à comunidade. “A Comissão de Saúde e a de Direitos Humanos têm atuado verdadeiramente na garantia de direitos, esse é o papel da Câmara e do vereador”, disse.  

Os vereadores também conversaram com pacientes, funcionários, verificaram documentos e protocolos, observaram as condições de equipamentos, de estoques e estiveram nos diferentes ambientes do hospital, incluindo o Banco de Leite e a área externa, onde são depositados os resíduos sólidos.  Os Edis identificaram que algumas das não-conformidades já foram sanadas, mas outras ainda dependem de adequações, como melhorias na estrutura física, implantação de protocolos e o manejo correto dos resíduos sólidos.

O próximo passo das comissões da Câmara e dos conselheiros é se reunir para finalizar um relatório que deve ser encaminhado à Secretaria Municipal de Saúde.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também