Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Conquista: Vereadores Dinho do Campinhos e Orlando Filho podem perder o mandato

Random image

 

A Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista pode ter dois novos integrantes. Isso porque os Vereadores Dinho do Campinhos (PP) e Orlando Filho (PRTB) podem perder o mandato. Seus partidos estão sendo acusados de irregularidades na montagem das chapas, o que pode levar a impugnação e cassação do mandato. Segundo o site Sudoeste Digital, ainda este mês o processo deve ter andamento na Justiça Eleitoral.

Único eleito pelo PP, Dinho dos Campinhos, está sendo acusado de ter se beneficiado de candidaturas laranjas em sua coligação. A denúncia foi protocolada pelo candidato a vereador pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB), Adão Albuquerque, e registrada na 39ª Zona Eleitoral de Vitória da Conquista. Os autos tramitam em segredo de justiça até a proclamação da sentença.

Caso seja comprovada a suspeita, o vereador eleito do PP perde a vaga. Após recontagem dos votos na cidade, a vaga poderá ser ocupada por Adão Albuquerque que recebeu 1.814 votos dos eleitores.

Já o PRTB, partido de Orlando Filho, foi denunciado pelo Ministério Público Eleitoral, que apresentou à Justiça uma ação de investigação judicial na qual denuncia fraude em cota de gênero nas eleições realizadas no município.

Segundo o promotor de Justiça José Junqueira Oliveira, as candidaturas de Jaqueline Rocha Santos e Fabiana Lima Lopes ao cargo de vereador foram fictícias, serviram apenas para cumprir a cota de gênero do Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB). O MP solicitou a inelegibilidade de 25 pessoas e a cassação dos diplomas/registros dos candidatos eleitos.

Se a Justiça acatar a denúncia, o vereador eleito Orlando Filho (PRTB) pode perder a vaga na Câmara e ter seu registro de candidatura cassado. O candidato Edivaldo Ferreira Júnior, do Partido Trabalhador Brasileiro (PTB) poderá ser o ocupante da vaga. Ele recebeu 1.804 votos válidos.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também