Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vereadores defendem abertura das academias de Conquista durante a pandemia

Random image

Alguns vereadores defenderam a reabertura de academias em Vitória da Conquista, em sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), na manhã desta sexta-feira (19). No processo de flexibilização das atividades durante a pandemia no município ainda não há data prevista para a liberação do funcionamento de academias.

Durante a sessão, o vereador Coriolano Moraes (PT), que participou de uma reunião com profissionais que trabalham no circuito de academias da cidade, afirmou que foi redigido um documento onde eles protocolaram uma solicitação junto ao governo municipal garantindo que a reabertura será realizada com segurança, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS). A justificativa apresentada pelos profissionais é que a prática de exercícios pode contribuir para a imunidade e saúde geral da população que se encontra em isolamento sofrendo um alto nível de estresse devida a crise sanitária.

O vereador Cícero Custodio (PT) concordou com Prof Coriolano, ressaltando que os empresários, donos dessas academias alegaram que estão sofrendo um prejuízo financeiro muito grande com o fechamento dos estabelecimentos por um período longo de tempo, já que a pandemia está atingindo o município a mais de três meses. Além disso, caso o decreto seja prorrogado, pode ocasionar demissões em massa, por conta da recessão econômica, que impossibilita a continuação do pagamento dos funcionários durante a pandemia.

“A prefeitura precisa entender que academias fazem parte do combate a obesidade que é um dos fatores de risco caso exista contaminação da covid. ”, comentou o vereador Danilo Kiribamba (PCdoB). “Além disso, durante o funcionamento, os professores podem evitar o contato e garantir a segurança dos alunos“ completa o vereador.

A vereadora Nildma Ribeiro (PCdoB) também acredita que é possível realizar a reabertura das academias de maneira segura. “A academia é um espaço que proporciona saúde. Enquanto nós temos aí um comércio aberto com aglomeração de pessoas, as academias já apresentaram formas de trabalho que irão atender as demandas do Ministério da Saúde de distanciamento e apresentando uma forma didática e importante de se trabalhar”, afirma a vereadora.

O documento redigido pelos profissionais das academias garante que com a reabertura dos estabelecimentos será proibida o acesso por pessoas que apresentem fatores de risco para covid-19, bem como qualquer pessoa com sintomas gripais, como febre, tosse ou coriza; será realizada rotina rigorosa de limpeza em todo o local e preparação dos profissionais; afastamento de no mínimo um metro e meio entre professores e alunos; disponibilização de álcool em gel para clientes e colaboradores; não será permitida aglomerações entre usuários; e será realizado isolamento das áreas para desinfecção duas vezes ao dia; medição de temperatura de todos que adentrarem a academia; dentre outras medidas técnicas


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também