O vereador Valdemir Dias (PT) concedeu entrevista na última terça-feira(09) ao Programa Redação Brasil, na Brasil FM. Os problemas do transporte público do município e a operação de cinco linhas de ônibus pela prefeitura foram alguns dos assuntos abordados.
Valdemir contou que recentemente visitou, em um ato fiscalizatório, a Associação de Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Vitória da Conquista (ATUV), que há cerca de 60 dias está sendo gerida pela Administração Municipal. “Demos esse prazo após a intervenção da ATUV, e fomos questionar como está sendo a arrecadação das 5 linhas que estão sendo operadas pela prefeitura”, disse.
Segundo o vereador, as cinco linhas citadas são realmente deficitárias e, mesmo cobrança da passagem, não cobrem os gastos com contração dos ônibus da Viação Rosa (R$ 510 mil/ mês). “O interventor confirmou que são deficitárias. Então, mesmo com a arrecadação de passagens vai ter que entrar dinheiro público. Um recurso que mais uma vez não estava previsto no orçamento”, explicou. O edil lembrou também dos gastos de cerca de R$ 1.600.000,00 com a contração emergencial da Novo Horizonte.
Valdemir frisou que a prefeitura não poderia estar operando as linhas. “Questionei também quando vai ser aberto o processo licitatório para o lote 1. A prefeitura não pode ficar operando eternamente o lote. Ela é gerente do sistema. Como ela mesmo vai se fiscalizar?”, indagou. “Transporte coletivo é uma concessão pública e assim tem que ser”, completou.
O vereador cobrou também a regulamentação das vans. “Tem que fazer a regulamentação das vans se não ninguém sobrevive. Em terra sem lei ninguém sobrevive”, frisou. “Qual empresa de ônibus com uma vida financeira saudável vai querer vir pra Conquista com o transporte público nesse caos?”, questionou.