Prossegue a polêmica entre os municípios de Vitória da Conquista e Anagé, que estão em disputa territorial por parte dos distritos e comunidades da zona rural da região, hoje pertencentes à Vitória da Conquista.
Vereador Babão (PCdoB) afirma que desde o ano passado, junto aos deputados Fabrício Falcão (PCdoB) e Daniel Almeida (líder do partido na câmara), buscaram a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI-BA), órgão responsável pelos territórios do estado, que realizará um plebiscito para decidir se haverá ou não mudança na organização territorial.
Para discutir o tema, Babão afirma que está sendo organizada uma audiência pública em Vitória da Conquista, com os moradores das comunidades envolvidas, e uma segunda audiência acontecerá em Salvador.
Também já existe um abaixo assinado entregue aos órgãos competentes para reafirmar o posicionamento dos moradores das comunidades envolvidas, são elas: Baixa do Cocá, Baixa do Muquém, Barreiro, Boa Sorte, Boqueirão, Catarina I e II, Deus Dará, Distrito de José Gonçalves Roseira, Lagoa de Simplício, Lagoa do Facão, Lagoa do Mulatinho, Lagoinha, Mãe Eleotéria, Quebra Mato, Tanque Velho, Batista e Visão.
Os povoados totalizam quase 10 mil habitantes e buscaram o vereador para representar a intenção dos moradores de permanecerem no município de Vitória da Conquista, que oferece melhores condições de estrutura para administrar essas comunidades da zona rural em suas demandas mais básicas, como a construção e manutenção de estradas, atender as questões de saúde e educação dos moradores e a distribuição de água para a região.
Em entrevista ao Blog do Sena, Babão declarou: “Quero dar boas notícias aos moradores de Zé Gonçalves, Bate Pé e a todas as outras comunidades da zona rural. O município de Vitória da Conquista continua recebendo os recursos federais para atender as demandas dessas localidades e tenho certeza que nós venceremos essa batalha, pois faremos a opinião do povo da região ser ouvida pelos órgãos públicos competentes”.
O plebiscito que será realizado pelo SEI-BA ainda não possui data marcada, mas as audiências públicas ocorrerão em fevereiro deste ano. O vereador ainda informou que esteve em contato com o Dep. Adolfo Menezes (PSB), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para tratar do assunto e garantir a atenção necessária em favor dos moradores da região.