Em sua página no facebook, o vereador Valdemir Dias ironizou: “Procura-se um projeto de ampliação e construção de creches pensado pelo governo Herzem Gusmão.
Recentemente, a prefeitura municipal de Vitória da Conquista lançou uma campanha de outdoors divulgando que a atual gestão criou mais de 1.500 novas vagas em creches. No entanto, o que a população e a imprensa local pode observar durante o período de matrículas foram filas enormes e mães acampadas por mais de dez dias para conseguir vagas. O Blog do Sena conversou com o vereador e ex-secretário municipal de educação Valdemir Dias (PT) que contestou o número divulgado pelo governo Herzem Gusmão(MDB). Ele afirma também que não há nenhum novo projeto de ampliação de creches.
Valdemir conta que entre 2014 e 2016, a gestão Guilherme Menezes (PT) iniciou a construção de dez novas creches no município. “Entregamos seis, e as outras quatro, que não deu tempo de concluir, deixamos para o governo atual entregar”, disse. “Eles entregaram duas, a Pedro Emílio no Kadija e a creche da Lagoa das Flores. A do Miro Cairo está parada e sendo depredada, e do Panorama a construção não foi acabada e a consultora tirou até o material de lá”, completou.
O Vereador questionou o número divulgado pela prefeitura. “Ele (Herzem) falou que ampliou mil vagas. Que mil vagas? Nós que deixamos as creches prontas”, disparou. “Ele diz que vai criar mais 500 vagas. Onde?”, completou. Valdemir esclareceu que o projeto das creches só tem capacidade para 120 vagas, podendo ser ampliada para 150. Logo, como restam apenas duas creches para serem entregues, se o governo ampliar a capacidade de cada uma delas, abrirá no máximo 300 vagas. “A creche do Miro Cairo está pronta, só basta o governo abrir. A do Panorama, ele disse que vai entregar na metade do ano, mas a obra não vai ficar pronta a tempo”, contestou.
Para além das creches entregues e iniciadas pela gestão anterior, o edil afirma que não há movimentação nenhuma de investimentos para construções de novas creches.“ O que nos causa espanto é que não vemos nenhum novo projeto de ampliação de creches”, disse.
Fechamento da creche Jona D’Arc – Na oportunidade, Valdemir comentou também sobre o fechamento da creche Jona D’Arc no bairro Conjunto das Vitórias, e a transferência dos alunos da unidade para a creche Conselheiro Pedro Emílio Passos, no Kadija. “A Jona D’Arc foi fechada na gestão atual. Ela tinha algumas estruturas comprometidas e a edificação não era da prefeitura. A atual gestão achou por bem aproveitar a creche que deixamos construída do Kadija e transferir os alunos”, contou.
O vereador defende que seria necessária a construção de uma nova creche no Conjunto das Vitórias. “O que aconteceu é que a Pedro Emílio não supriu a demanda do Kadija porque os alunos da Jona D’Arc foram transferidos. Ficou praticamente a mesma creche em outra área”, apontou. “Se a intenção é ampliação, já deveria que ter começado a construção de uma nova creche no Conjunto das Vitórias”, disse.
Valdemir defende também a construção de creches nos conjuntos habitacionais do “Minha Casa, Minha Vida” e na zona rural do município.