O encerramento da concessão da Via Bahia agitou a pauta da Sessão Ordinária desta quarta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista. O vereador Ivan Cordeiro (PL), usou a tribuna para manifestar a sua insatisfação com o acordo do governo federal, que prevê o pagamento de uma indenização de quase R$ 900 milhões à Via Bahia, para o fim do contrato de concessão das BRs 324 e 116.
Ivan criticou o governo federal e a concessionária: “Infelizmente tendo que tratar de um assunto que vem aterrorizando a vida de todos os baianos, uma notícia que aparentemente seria uma boa notícia, mas, infelizmente não é”. Segundo ele, o governo federal encontrou uma forma de beneficiar a concessionária mesmo diante do péssimo serviço prestado na Bahia.
O vereador lembrou, que a Câmara de Vitória da Conquista sempre buscou cobrar e fiscalizar o contrato da ViaBahia, com reuniões, requerimentos e a formação de uma comissão para representar o legislativo nas agendas em Brasília. “O governo federal achou que a Via Bahia deveria receber quase R$ 1 bilhão, esse foi o acordo feito, um desrespeito com o povo baiano e com o dinheiro público” criticou. Lembrou que no governo passado, o então Ministro Tarcísio Freitas, recebeu diversas críticas por querer encerrar o contrato com a concessionária sem pagar qualquer indenização: “Será que é só a Via Bahia que vai levar esse dinheiro para casa ou tem mais alguém que vai meter a mão nesse dinheiro e colocar no bolso?” questionou ele.