Nesta sexta-feira (29), o vereador Luiz Carlos Dudé (MDB), líder do governo na Câmara, se exaltou ao comentar sobre a derrota da prefeita Sheila Lemos (UB) na votação do Projeto de Lei 014/2023.O PL, proposto pela prefeita, foi rejeitado na última quarta-feira (27) durante a sessão ordinária e tinha como objetivo a permuta de terrenos municipais para indenizar a empresa privada Vitória Empreendimentos e Participações LTDA-ME.
Em negação à derrota, Dudé acredita que não houve falta de liderança de Sheila para aprovação do PL e criticou a fala de colegas de oposição.“Temos que dar nome aos bois. Foi a vereadora Viviane quem disse que faltou liderança. Na verdade, o que falta é óleo de peroba para passar na cara dessas pessoas. Eu desafio a vereadora Viviane a pegar os meus trabalhos junto à prefeita Sheila, e pegar os trabalhos dela para comparar”, afirmou Dudé.
Após dizer que Viviane Sampaio (PT), uma das duas únicas vereadoras mulheres da Câmara de Vitória da Conquista, havia feito uma avaliação ruim sobre a situação, Dudé atribuiu a desaprovação do PL ao machismo: “a vereadora foi infeliz em sua colocação. Acho que quem define a vida da cidade é a população e as urnas dirão isso. Eu fico entristecido que a prefeita Sheila esteja sofrendo machismo exacerbado. Fui o primeiro a dizer isso na Câmara e também falei isso para ela como amigo”.
Na semana anterior, aliados da prefeita tentaram adiar a votação, pois não havia apoio da maioria na casa para sua aprovação. Cabe ressaltar que a Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final já havia emitido um parecer desfavorável anteriormente, destacando a falta de transparência no processo. Diante desse cenário desfavorável, a prefeita optou por retirar o projeto da pauta.
O PL, após as devidas alterações, recebeu um parecer favorável da mesma comissão. Entretanto, a rejeição se concretizou graças à votação conjunta dos vereadores da bancada de oposição e de cinco parlamentares que integram a própria base de apoio à prefeita Sheila, formando, assim, uma maioria decisiva.
O vereador Chico Estrella (PTC), depois da votação da última quarta-feira (27), observou que a derrota de Sheila sinalizou o início da disputa eleitoral para 2024. Mas, mesmo com a avaliação de colegas da mesma base política, Dudé não atribui a derrota à falta de articulação do governo atual.“Houve 20 anos de poder a determinados grupos políticos aqui na cidade. Eu acho que o PT devia chegar lá em Brasília e destravar os recursos para o município. O chefe da casa civil é o ex-governador Rui Costa, nós temos um empréstimo internacional lá e a caneta está na mão dele. Eu quero ver como eles farão política aqui em Conquista no ano que vem se estão trancando os recursos da cidade”, concluiu Dudé.