Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vereador de Encruzilhada denuncia: “Água da Vila do Café tem coliformes fecais”

Random image

“É uma população inteira doente, uma população desrespeitada, e um índice absurdo de doenças endêmicas”, diz Eduardo Nunes (PCdoB).

Vereador do município de Encruzilhada, Eduardo Nunes (PCdoB) encampa mobilização para resolver problema de distribuição de água na Vila do Café, distrito com mais de 8 mil moradores. Eduardo conta que o problema é generalizado, indo desde a capitação até a distribuição, e estudos recentes indicam a presença de coliformes fecais na água que é disponibilizada à população.

Eduardo mostrou-se indignado com tal situação. “ O que mais me preocupa e me revolta é imaginar que uma população com 8 mil habitantes não tem água potável”, disse. “Estudos recentes, através da coleta da água, detectaram coliformes fecais nas amostras”, informou. Ele relata que a população da Vila do Café vem enfrentando altos índices de doenças endêmicas causada pela água inapropriada para o consumo humano.  

Segundo o vereador, há deficiências graves na estação de tratamento da água, entre elas a falta de uma bomba dosadora. “ Esse equipamento é responsável por dosar a quantidade de substâncias que serão acrescentadas na água”, explicou. “Se não existe essa bomba, o tratamento é ineficiente”, completou. Além disso, ele conta que desde dezembro de 2018 a prefeitura não disponibiliza, por falta de estoque, os produtos para o tratamento da água. “Ou seja, é uma água totalmente inapropriada”,frisou.  

Eduardo conta também que há problemas na parte elétrica de capitação de água e a distribuição é irregular. “ Tem bairros que a água cai constantemente, e outros que demora dias para ter água na torneira”, relatou. “ Esse problema, por isso só, já afeta demasiadamente o dia das pessoas, interrompendo suas atividades domésticas ou comerciais”, pontuou.

O vereador cobra da prefeitura de Encruzilhada a resolução urgente da capitação de água com bombas reservas, melhoria no quadro de energia, e a contratação de um eletricista (para que ele acompanhe constantemente o sistema, e não apenas quando há problemas). A respeito do tratamento de água, Eduardo solicita a implantação da bomba dosadora e a contratação de um químico.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também