Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Vamos manter sim o nosso vereador Dinho e será o melhor vereador da história de Vitória da Conquista”; diz Romilson Filho sobre denúncia de candidaturas laranjas

Random image

As eleições municipais 2020 em Vitória da Conquista ainda continuam repercutindo. O motivo são as denúncias de supostos candidatos a vereador laranjas de alguns partidos.

O Partido Progressista  (PP) é um dos partidos que pode perder a vaga ocupada na Câmara Municipal de Vereadores. Em entrevista ao Blog do Sena, o presidente do partido na cidade, Romilson Filho, disse que já estão se preparando para a defesa, assim que a denúncia do Mistério Público, for notificada. “ Vamos esperar aí para ver do que realmente o Ministério Público acusou para que a gente faça a nossa defesa. Nós temos um compromisso com o partido e vamos até o fim”, declarou.

Dos 21 vereadores eleitos, o PP elegeu Dinho dos Campinhos, que ocupa uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores, pela primeira vez. Caso seja comprovado a candidatura de laranjas, o vereador eleito do partido perde a vaga. O presidente do PP, disse que acredita na justiça.“Quando se fala em justiça, a gente tem que defender (…), vamos primeiro com muita calma esperar aí para fazer a nossa defesa, e vamos manter sim o nosso vereador Dinho e será o melhor vereador da história de Vitória da Conquista.

No dia 17 de dezembro, foi anunciado que o Ministério Público ajuizou uma ação de investigação eleitoral  do PRTB e de todos os seus candidatos para apurar o não cumprimento do número de candidaturas mínimas para homens e mulheres. Cada sexo precisa ter pelo menos um terço das vagas ocupadas pelas candidaturas. A denúncia pode custar a única vaga eleita pelo PRTB para a Câmara Municipal de Vereadores.

De acordo com a ação do promotor eleitoral, José Junqueira Almeida de Oliveira, a legenda usou o nome de duas mulheres para completar a cota de gênero e assim poder ficar em conformidade com a Lei Eleitoral. Caso a justiça julgue como procedente a denúncia, o vereador eleito Orlando Filho pode ficar fora da Câmara, tendo ainda o registro de candidatura cassado.

Nas eleições deste ano, dos 446 candidatos, 27 candidatos tiveram de 0 a 10 votos. Desse número, 11 candidatos não receberam nenhum voto, nem o próprio. São eles: cinco candidatos do PL, duas candidatas do PRTB, um do PODE, dois do PTC e um do PP.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também