Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

“Vamos fechar a Rio Bahia para chamar atenção do país”, dispara Hermínio Oliveira ao esperar “acordo satisfatório” entre ViaBahia e Governo Federal para obras de duplicação

O presidente da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista, Hermínio Oliveira (PODE), esteve na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador, ao lado o 2º vice-presidente, Adinilson Pereira (MDB) e do líder da Bancada de Situação, Edjaime Rosa Biba (MDB), na última terça-feira (28).

O motivo da viagem até a capital baiana foi da reunião conjunta das comissões de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, de Agricultura e Política Rural e de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, que convocou o presidente da ViaBahia, José Bartolomeu, para dar explicações dos motivos do descumprimento do contrato por parte da concessionária responsável pela administração da BR-324 (Salvador – Feira de Santana) e BR-116 (Feira de Santana à divisa de Minas Gerais).

No entanto, a reunião não aconteceu. Em entrevista ao Blog do Sena nesta quinta-feira (30), o presidente da Via Bahia não compareceu e a reunião foi remarcada. “O presidente da Via Bahia não compareceu na sessão da Assembleia Legislativa em Salvador. (…) Encontramos lá também coma as comissões de Cultura, Direito do Consumidor e Infraestrutura. Tivemos com o deputado Jean Fabrício (PCdoB), com o deputado Tiago Correia (União Brasil) e ficaram de remarcar a reunião”, disse Oliveira.

Hermínio Oliveira criticou a falta de atenção por parte da Via Bahia para a região sudoeste da Bahia. De acordo coma a análise dele, a empresa só deu atenção para a região metropolitana de Salvador e de Feira de Santana. “A via Bahia que tem a concessão para administrar a BR-116 da divisa de Minas até a região Metropolitana de Salvador. A Via Bahia só trabalha na região Metropolitana de Salvador, na região de Feira de Santana, onde nós temos lá muitos viadutos, passarelas. E nas cidades do sudoeste, em Vitória da Conquista, não tem nada”, declarou Oliveira.

O vereador cobra a duplicação da Via Bahia do trecho do município de Planalto até o povoado do Batuque, em Vitória da Conquista, além a instalação de viadutos e passarelas. “. Nós precisamos da duplicação que está dentro do projeto, que é dali de Planalto até chegar na entrada de Batuque são 80 quilômetros de duplicação. Nós precisamos dos viadutos. Sem os viadutos são vidas ceifadas a cada instante. A travessia ali da Urbis VI, para passar para o lado da Morada Real, Renato Magalhães, você demora quase 20 minutos”, pontuou Oliveira.

Para Hermínio, a ViaBahia só está levando o lucro da população baiana, e de quem passa pela BR-116, e não cumpre as obrigações acordas em contrato. “Eu sei muito bem que a ViaBahia está mancomunada, levando o dinheiro do povo baiano, do povo sudoeste, levando dinheiro do pedágio. É uma empresa multinacional, é do Canadá e nós não aceitamos isso. Só levando o lucro nosso”, disparou

A duplicação está prevista desde 2009, quando a União repassou a BR-116 à empresa, mas a ViaBahia duplicou apenas 80 quilômetros do total de 680 quilômetros. Desde então, quem passa pela via precisa pagar vários pedágios.  Na terça-feira (28), foi realizada a audiência pública da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados para resolver o impasse sobre a duplicação dos 680 quilômetros de rodovias baianas.

Segundo informou o Blog do Giorlando Lima, o “acordo feito pela ViaBahia com o Governo Federal prevê que a obra só chegue a Vitória da Conquista em 2032”, caso as obras sejam iniciadas em julho de 2024 e percorra 27 cidades. O vereador Hermínio revelou que ainda não tem conhecimento do que foi acordado em Brasília. Mas, garantiu, que caso não tenha acontecido um acordo satisfatório, realizará mobilizações e promete fechar a BR-116 com o objetivo de chamar atenção do país para a problemática.

“Nós vamos saber o que aconteceu em Brasília e se não saiu nenhuma reposta imediata, de colocar obras em prática no município de Vitória da Conquista, nós vamos fazer mobilizações e vamos fazer fechamento da pista. Não para atrapalhar o caminhoneiro que carrega o progresso do país, mas nós vamos fechar a pista. (…) Vamos fechar a Rio Bahia para chamar atenção do país  sobre o descaso da Via Bahia porque isso é da conta de todo Brasil”, finalizou.

Veja a seguir a entrevista na íntegra:


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também