Conforme já noticiado pelo Blog do Sena, foram divulgados vários relatos sobre a ação de motociclistas que estavam agindo em bando, empinando motos, fazendo manobras perigosas e promovendo buzinaços em Vitória da Conquista no último domingo (24). Na noite da última segunda (25) mais ações similares de motociclistas foram registradas.
O Coronel Ivanildo da Silva, do Comando Regional de Policiamento, comentou o caso na manhã desta terça-feira (26), no programa Redação Brasil, da Rádio Brasil FM.
De acordo com Coronel, alguns motoqueiros realizaram uma ação social na véspera do Natal, com a entrega de presentes para famílias carentes, recebendo inclusive o apoio da Polícia Militar. No entanto, alguns deles se reuniram posteriormente para promover desordem.
“Para os infratores, nada mais do que o rigor da lei”, afirmou o Coronel durante a entrevista. “Eles já estão avisados e, aqueles que tentarem realizar novamente ações como as de domingo, se preparem que nós vamos agir com o rigor da lei”.
Ele alertou ainda que tais atos de desordem devem ser denunciados. “Quero dizer a nossa comunidade que não deixe de ligar para o CICOM informando sobre essas situações”. O comandante informou ainda que a Polícia Militar fez uso de elastômero (bala de borracha) para conter os suspeitos”.
O coronel informou ainda que, dentre as ações ilegais, chegaram a tentar assaltar um cidadão. “Já passaram de ‘brincadeiras’ e começaram a cometer crimes. Nós temos a cidade mais tranquila da Norte e Nordeste para se viver. Então, respeitem as leis. Nós estamos aqui para garantir o cidadão o direito de ir e vir”.
Guarnições da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar realizaram abordagens e identificaram alguns dos infratores. As motos tinha adulterações nas placas para dificultar a identificação.
Oa veículos foram removidos para o pátio da Circunscrição Regional de Trânsito e os condutores foram levados para o Disep.