Na manhã desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) homenageou, em forma de moção de aplausos, o ex- secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, e o grafiteiro Tiano Vilarino, pelo projeto a Voz do Muro. O projeto valorizou a cultura do grafite e transformou muros sem vida em arte. Nagib agradeceu a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) pelo apoio à iniciativa. A indicação da Moção de Aplausos foi feita pelos vereadores Valdemir Dias (PT) e Viviane Sampaio (PT).
Valorização da cultura do grafite – Reunindo grafiteiros como Alan Grandão e Kito, as intervenções urbanas começaram a ser realizadas em 2011, o primeiro grande painel foi o muro da Derseg. Já em 2016, grafites em outros pontos da cidade passaram a homenagear nomes da cultura conquistense, surgindo assim o embrião do projeto a Voz do Muro. Segundo Nagib, para a elaboração do projeto, ele buscou nas periferias a cultura do grafite, que estava marginalizada, para fazer com que os grafiteiros se tornassem protagonistas da cidade. “A cultura, que antes ficava às margens, veio deixar a cidade mais bonita e alegre”, contou.
Ainda enquanto Secretário, Nagib conseguiu garantir, via Governo do Estado, o recurso para a ampliação do projeto no valor de R$80 mil, que foi executado pela atual gestão. De 2017 a 2018, mais 10 painéis, assinados por Tiano Vilarino, foram grafitados retratando personagens que fizeram parte da cultura da cidade.
Projetos culturais que deixaram saudade – O ex-secretário lembrou também de grandes projetos, implantados durante a gestão Guilherme Menezes, que são lembrados pela população. Entre eles estão, o “Por isso que eu Canto”, “Tom da Terça”, “Fechando o Beco”, “Cenas Curtas de Teatro”, além dos prestigiados “Natal da Cidade” e “Forró Pé de Serra do Periperi”.
Nagib falou também sobre a implantação de projetos estruturantes para a Cultura e Esporte como a construção da Praça CEU (com quadra, pista de skate, parque infantil e sala de cinema), Centro Cultural Glauber Rocha, Conservatório Municipal de Música, construção de 36 quadras poliesportivas, e a reforma do estádios Lomanto Júnior e Edvaldo Flores. “Projetos que foram possíveis graças a uma construção coletiva da gestão anterior, que ouvia a comunidade, e com total determinação do ex-prefeito Guilherme Menezes, por meio de uma gestão participativa”, frisou o ex-secretário.