Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Valorização da Cultura: Ex-secretário Nagib Barroso recebe homenagem pelo projeto a Voz do Muro

Na manhã desta sexta-feira (22), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) homenageou, em forma de moção de aplausos, o ex- secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, e o grafiteiro Tiano Vilarino, pelo projeto a Voz do Muro. O projeto valorizou a cultura do grafite e transformou muros sem vida em arte. Nagib agradeceu a gestão do ex-prefeito Guilherme Menezes (PT) pelo apoio à iniciativa. A indicação da Moção de Aplausos foi feita pelos vereadores Valdemir Dias (PT) e Viviane Sampaio (PT).

Valorização da cultura do grafite – Reunindo grafiteiros como Alan Grandão e Kito, as intervenções urbanas começaram a ser realizadas em 2011, o primeiro grande painel foi o muro da Derseg. Já em 2016, grafites em outros pontos da cidade passaram a homenagear nomes da cultura conquistense, surgindo assim o embrião do projeto a Voz do Muro. Segundo Nagib, para a elaboração do projeto, ele buscou nas periferias a cultura do grafite, que estava marginalizada, para fazer com que os grafiteiros se tornassem protagonistas da cidade. “A cultura, que antes ficava às margens, veio deixar a cidade mais bonita e alegre”, contou.

Ainda enquanto Secretário, Nagib conseguiu garantir, via Governo do Estado, o recurso para a ampliação do projeto no valor de R$80 mil, que foi executado pela atual gestão. De 2017 a 2018, mais 10 painéis, assinados por Tiano Vilarino, foram grafitados retratando personagens que fizeram parte da cultura da cidade.

Homenagem ao artista plástico Altino Araújo, na Praça Sá Barreto

Projetos culturais que deixaram saudade – O ex-secretário lembrou também de grandes projetos, implantados durante a gestão Guilherme Menezes, que são lembrados pela população. Entre eles estão, o “Por isso que eu Canto”, “Tom da Terça”, “Fechando o Beco”, “Cenas Curtas de Teatro”, além dos prestigiados “Natal da Cidade” e “Forró Pé de Serra do Periperi”.

Nagib falou também sobre a implantação de projetos estruturantes para a Cultura e Esporte como a construção da Praça CEU (com quadra, pista de skate, parque infantil e sala de cinema), Centro Cultural Glauber Rocha, Conservatório Municipal de Música, construção de 36 quadras poliesportivas, e a reforma do estádios Lomanto Júnior e Edvaldo Flores. “Projetos que foram possíveis graças a uma construção coletiva da gestão anterior, que ouvia a comunidade, e com total determinação do ex-prefeito Guilherme Menezes, por meio de uma gestão participativa”, frisou o ex-secretário.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também