O município recebeu, no dia 2 de abril, um único lote com 6.670 doses do Núcleo Regional de Saúde do Sudoeste (NRS), das sobras de vacinas que originalmente foram enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) a outros municípios, mas que acabaram não sendo utilizadas. Com esse quantitativo já foram vacinadas 5.180 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos – inicialmente o público-alvo da vacinação.
Até o momento, Vitória da Conquista não foi incluída na lista de municípios selecionados pelo MS para receber a vacina contra a dengue, por não atender ao critério de alta transmissão exigido, segundo informado pelo órgão federal. Portanto, não há previsão para recebimento de novas doses no município.
Neste momento, cerca de 650 doses ainda estão disponíveis em 11 unidades de saúde, no turno matutino, e a vacinação será feita até o fim do estoque, para o público de 6 a 16 anos. Veja onde se vacinar:
- UBS Régis Pacheco (Centro)
- USF Jardim Valéria I e II
- USF Campinhos
- USF Nossa Sra. Aparecida
- USF Bruno Bacelar
- USF Nelson Barros (bairro Kadija)
- USF Miro Cairo
- USF Pedrinhas
- USF Urbis V
- USF Vila Serrana (a partir de 19 de abril)
- USF Jardim Valéria III
O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Para se vacinar, é imprescindível apresentar o cartão de vacina da criança ou do adolescente, juntamente com o cartão SUS ou CPF. As crianças e adolescentes que tenham sido acometidos pela dengue recentemente precisam aguardar seis meses para fazer a vacinação.