Blog do Sena – Vitória da Conquista- Bahia

Vacina bivalente é eficaz contra nova variante de coronavírus que circula em Conquista, diz coordenadora estadual de imunização

Random image
Foto: Reprodução TV Uesb

Amostras das sublinhagens JN.1 e JN.1.1 da variante Ômicron, do vírus que causa a Covid-19, foram detectadas em Vitória da Conquista e outras 16 cidades da Bahia. A detecção ocorreu por meio de sequenciamento genético feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

Em entrevista à TV Uesb, a coordenadora de imunização do Estado da Bahia, Vânia Rebouças, confirmou a informação e informou que as amostras foram colhidas de pacientes infectados entre 24 de dezembro e 11 de janeiro.
“O que realemente chama atenção é que essa variante já está circulando aqui na Bahia e nós precisamos intensificar as nossas medidas de proteção”, disse Rebouças.

De acordo com a coordenadora, os sintomas são parecidos com os das Ômicron e para quem tem o esquema vacinal completo está aparecendo de forma leve. Ela também lembra que a vacina bivilante é eficaz contra as subvariantes e ressalta a adoção de medidas importantes.

“É importante a gente lembrar que é importante além da vacina, precisa implementar ações não farmacológicas de proteção. O uso de máscaras no caso de pessoas com doenças respiratórias, essas pessoas precisam usar as máscaras, precisam evitar aglomeração”, disse.

Atualmente, a Bahia está com a cobertura da vacina bivalente de 14,7%. Ao todo, 1.874.782 doses foram aplicadas, sendo o público-alvo total formado por 12.732.254 de pessoas.


Curta e Compartilhe.

Deixe um Comentário


Leia Também