A Polícia Civil da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (20ª Coorpin) de Brumado efetuou a prisão preventiva do vereador V. da S. C. nesta terça-feira, 21 de junho. O político é suspeito de envolvimento no desaparecimento de Beatriz Pires da Silva Santos, uma jovem gestante que estava desaparecida desde o dia 11 de janeiro deste ano.
O caso ganhou destaque na região, causando grande preocupação na comunidade local. Beatriz, mãe de um menino de dois anos e grávida de três meses, foi vista pela última vez ao sair de casa para um encontro amoroso que nunca ocorreu. Após seu desaparecimento, a Delegacia Territorial de Barra da Estiva iniciou as investigações, colocando o caso sob apuração direta.
As diligências da Polícia Civil resultaram na coleta de elementos de informações que levaram à representação por medidas cautelares probatórias. No dia 9 de fevereiro, foram cumpridos mandados judiciais com o apoio da 20ª Coorpin/Brumado na Fazenda Nascente do Prata e na Fazenda Brejões. Durante a ação, foram apreendidos uma CPU e um veículo Fiat Uno Wey 1.0, que foram submetidos a exames periciais na 20ª Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) em Brumado.
A complexidade do terreno das fazendas exigiu o uso de equipamentos específicos e cães farejadores para auxiliar nas buscas. As equipes da polícia enfrentaram dificuldades de acesso devido à mata nativa e fechada, mas persistiram nas investigações. “Ressaltamos que as características geográficas das fazendas trouxeram grandes empecilhos para a equipe policial, requerendo atuação com equipamentos específicos, inclusive, utilização de cães farejadores, no intuito de fazer uma melhor varredura no terreno”, destacou um trecho da nota oficial divulgada pela Polícia Civil.
Além disso, a polícia obteve imagens de circuito fechado de TV que auxiliaram na identificação do veículo automotor e solicitou medidas cautelares adicionais, como a interceptação telefônica e telemática. O trabalho conjunto da Superintendência de Inteligência, 20ª CRPT/Brumado e CIBERLAB (Laboratório de Cibernética) da Secretaria de Segurança Pública (SSP) proporcionou avanços significativos nas investigações.
A partir das informações obtidas por meio da interceptação telemática, foram encontrados indícios do envolvimento do suspeito em diferentes fases do crime. Diante disso, a Polícia Civil solicitou a prisão preventiva de V. da S. C., que foi efetuada hoje, 21 de junho, em cumprimento à decisão judicial.
A população local espera que a prisão do vereador possa trazer esclarecimentos sobre o desaparecimento de Beatriz e que a justiça seja feita.