A Secretaria do Tesouro Nacional acaba de aprovar o pedido de empréstimo na ordem de R$ 160 milhões feito pela prefeita Sheila Lemos (UB). O pedido feito pelo município de Vitória da Conquista ao Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento voltado ao Setor Público (Finisa) foi aprovado pela Câmara de Vereadores em junho desse ano.
O Blog do Sena verificou a aprovação em consulta ao Sistema de Análise da Dívida Pública, Operações de Crédito e Garantias da União, Estados e Municípios (SADIPEM), nesta terça-feira (05).
Com a aprovação, ficam faltando apenas trâmites internos para que o município possa iniciar as obras através da Caixa Econômica, uma vez que os recursos não ficam disponíveis na conta da Prefeitura, mas são liberados de acordo com a execução dos projetos de infraestrutura.
O Finisa III foi recebido com muita polêmica na Câmara de Vereadores, uma vez que a gestora já possui em andamento um pedido de empréstimo internacional na ordem de R$ 400 milhões também para obras de pavimentação e drenagem.
A oposição afirmou que o novo Finisa seria uma ação desesperada da gestora a fim de garantir recursos para obras “eleitoreiras”, visto que as eleições municipais de aproximam. Diante da incerteza do empréstimo internacional, os recursos do Finisa assegurariam a realização dessas obras a tempo de refletir positivamente na disputa de 2024.