Na sessão ocorrida nesta segunda (23), a Câmara de Vereadores aprovou por 19 votos o projeto de lei que cria a Guarda Municipal em Vitória da Conquista. Os agentes patrimoniais, que devem ser aproveitados como guardas municipais, estiveram presentes na sessão.
A aprovação já era esperada, uma vez que o parecer favorável emitido pela Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final já havia sido aprovado por unanimidade. Até mesmo o vereador David Salomão, que se manifestou contrário à criação da Guarda tal qual está especificada no projeto, foi favorável tanto em relação ao parecer quanto em relação à aprovação do projeto.
Agora, o projeto vai para a sanção do Prefeito para então virar lei. O que já é tido como uma certeza, uma vez que o projeto foi encaminhado pelo próprio gestor. Herzem Gusmão chegou a publicizar a criação da Guarda antes mesmo de o projeto ser apreciado pela Câmara.
O projeto é o cumprimento de uma promessa feita por Herzem de aproveitar 350 agentes de segurança patrimonial. Os agentes terão que passar por um curso de capacitação, devendo ser primeiro aprovados para só então serem admitidos para o cargo efetivo de guarda municipal.
A ideia é que pelo menos 100 dos 350 servidores sejam treinados para possuir armas de fogo. Os demais devem portar armas não letais.