Comerciantes e moradores de bairros em Vitória da Conquista, voltaram a circular pelas ruas do bairro Guarani e de outros da região, nesta sexta-feira (29), após momentos de tensão e ameaças. Na quinta-feira (28), comerciantes precisaram fechar as portas depois que dois homens, em uma moto, ordenaram o fechamento dos estabelecimentos.
De acordo com os moradores, na quinta-feira, houve toque de recolher nos bairros Guarani, Nossa Senhora Aparecida, Bruno Bacelar e Ibirapuera. A ação ocorreu após um homem, apontado pela polícia como traficante, morrer em confronto com PMs, na quarta-feira (27), em Jequié, cidade a cerca de154 km de Vitória da Conquista.
Após o fechamento do comércio e a repercussão do toque de recolher, o policiamento no local foi reforçado.
Além das ameaças relatadas pelos moradores e comerciantes, pichações com as iniciais da facção também foram realizadas em imóveis do bairro Guarani.
Para garantir a segurança dos moradores e comerciantes, a Polícia Militar com o apoio da Polícia Civil, montou uma operação, que teve a participação de mais de 100 policiais, na quinta-feira. Durante a operação, um homem morreu em confronto com a polícia e outro foi preso.
“Ontem [quinta-feira], o traficante Paulo Sérgio infelizmente reagiu a ação policial e não resistiu aos ferimentos. Alex de Jesus, o parceiro dele, já esta preso. A resposta está dada, e se surgir novas situações, nós com bastante dedicação, iremos cumprir nosso papel”, disse o comandante da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), Major Oliva Júnior.
Após a ação policial em Vitória da Conquista, paredes do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, da Central de Abastecimento, e em um estabelecimento comercial, amanheceram pichadas com iniciais da organização. De acordo com a polícia, a ação foi feita pela mesma facção criminosa.